O Sebrae/RJ está com inscrições abertas para palestra
gratuita voltada a empresários da Região Serrana, de qualquer segmento de
mercado, que tenham interesse em aprimorar a capacidade de controlar, analisar
e planejar informações financeiras dos negócios para tomadas de decisão que vão
contribuir para o desenvolvimento da empresa e, ao mesmo tempo, potencializar
seus resultados. A iniciativa, que faz parte do programa “Sebrae Mais”, terá
como tema: “Gestão Financeira: Do Controle à Decisão” e acontecerá no dia 15 de
agosto (terça-feira), às 19h, no auditório do SENAI, que fica na Rua José
Eugênio Muller, nº 188 – Centro / Nova Friburgo. O número de vagas é limitado e
os interessados em obter mais informações, ou realizar a inscrição, podem
entrar em contato pelo telefone (22) 2523-6908.
De acordo com Roselane Muzy, analista do Sebrae/RJ, as
Finanças são o “motor” de toda e qualquer empresa e por isso, demanda uma
atenção especial por parte do empreendedor. Para ela, a palestra vai ajudar os participantes a
compreenderem o que devem e como devem fazer para realizarem uma leitura melhor
de todas as informações financeiras de seus negócios, de modo que serão capazes
de transformá-las em ferramentas que serão utilizadas para tomadas de decisão
seguras, conscientes, além de abordar temas importantes como: Planejamento
Orçamentário, Capital de Giro, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio.
Conteúdo do programa
A adesão ao programa “Sebrae Mais - Gestão Financeira: Do
Controle à Decisão” capacita seus participantes a:
- Utilizar ferramentas, instrumentos e processos que
possibilitem a organização e o controle financeiro para melhor gestão do
capital da empresa;
- Determinar e gerenciar o capital de giro da empresa;
- Realizar projeções financeiras para assegurar decisões
estratégicas;
- Analisar custos, despesas e investimentos para a
determinação do preço de venda, avaliando a margem de contribuição e o ponto de
equilíbrio, sempre considerando os aspectos mercadológicos;
- Elaborar planejamento orçamentário para a maximização dos
resultados;
- Comparar simulações financeiras para avaliar alternativas
de mudanças estruturais na empresa e planejar estratégias empresariais.
Como funciona o programa
A partir do diagnóstico empresarial, que é feito após a
adesão ao programa, cada participante terá um plano de capacitação feito sob
medida para atender tanto as necessidades do empresário, quanto da empresa.
Durante esse período, o empresário contará com o
acompanhamento de um consultor que ajudará no processo de capacitação,
realizado na própria empresa.
O programa é dividido em três fases:
Fase 1 - Iniciação
- Introdução ao Programa de Gestão Financeira;
- Diagnóstico de Necessidades Pessoais de Aprendizagem;
- Diagnóstico das Necessidades da Empresa;
- Contrato de Aprendizagem.
Fase 2 - Desenvolvimento
- Estratégias Personalizadas;
- Comunicação individual e coletiva pela Internet;
- Avaliação individual;
- Aplicação imediata na empresa.
Fase 3 - Encerramento
- Avaliação comparativa com o diagnóstico inicial;
- Narrativa da aplicação de projetos, técnicas e
instrumentos;
- Entrega do Relatório Final;
Nenhum comentário:
Postar um comentário