terça-feira, 15 de agosto de 2017

Sebrae/RJ desenvolve projeto “Fortalecimento da Experiência Turística no Meio Rural” em Cantagalo e Santa Maria Madalena

O Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, em parceria com as prefeituras municipais de Cantagalo e Santa Maria Madalena implementará nesses municípios, nesse mês de agosto, o projeto: “Fortalecimento da Experiência Turística no Meio Rural”. O objetivo dessa iniciativa é proporcionar o aumento do fluxo de clientes nos empreendimentos participantes da cadeia produtiva do Turismo que estão localizados nessas regiões por meio da inserção de tendências digitais (QR Code, Redes Sociais, entre outras mídias), excelência no atendimento e diferencial estrutural e de atrativos.

De acordo com Márcia Bittencourt, analista do Sebrae/RJ, as ações especificas previstas para os empresários do Turismo consistem em capacitações que incluem cursos, oficinas e consultorias que abrangem desde Atendimento ao Cliente, Gestão Financeira e Gestão Interna, até o posicionamento das empresas através das mídias digitais como Facebook, Whatsapp, entre outros. “Por meio dessas ações, pretendemos obter como resultado a criação de um roteiro de Turismo Rural onde o foco será a vivência do turista através das experiências ecológicas, gastronômicas e interativas dos empreendimentos participantes. Outro foco de nossas atividades é promover a integração e sensibilização dos agentes do circuito para fortalecimento da rede, com possibilidade de expansão para maior integração regional. É claro que com essas iniciativas, estaremos também promovendo o fortalecimento de toda a cadeia produtiva turística, além de potencializar o desenvolvimento econômico nessas localidades.”, destaca.

Ainda segundo a analista do Sebrae/RJ, o projeto “Fortalecimento da Experiência Turística no Meio Rural” prevê quatro etapas de execução:

- Sensibilização, pesquisa e coleta de dados locais;
- Capacitação, associativismo e integração empresarial;
- Criação de roteiro e missão técnica;
- Tendências digitais.

Os lançamentos dos Roteiros Turísticos de Cantagalo e Santa Maria Madalena estão previstos para novembro e, em 2018, a intenção é dar continuidade à qualificação dos participantes para que não se perca a qualidade do que é oferecido ao turista.

Outras ações previstas pelo projeto “Fortalecimento da Experiência Turística no Meio Rural” incluem a realização de feiras e outros eventos como instrumentos atrativos e de divulgação. Serão oportunidades para os integrantes do Circuito de Turismo Rural terem espaço para divulgação e comercialização de alguns de seus produtos, entre os quais: artesanato, mel, doces, mudas do horto e outros.

Calendário de eventos em Santa Maria Madalena

Agosto - 8ª Festa Literária de Madalena (FLIM):
Será no dia 25 de agosto, das 10h às 22h no Centro Histórico de Madalena.  O evento já reúne um público expressivo, com vários turistas e visitantes. As pousadas e hotéis tem ocupação total e as atrações incluem música, shows, palestras, lançamento de livros e exposições.

Setembro – Exposição de Veículos Antigos:
O evento já é uma tradição no município e recebe diversos turistas amantes de veículos antigos. A exposição será realizada na Praça Coronel Braz, no primeiro final de semana de setembro.

Outubro - Observação de pássaros:
Este evento acontece uma vez por mês, durante todo o ano, nas unidades de conservação e, em Madalena, será no mês de outubro. Durante dois dias, a cidade recebe muitos observadores de pássaros que vêm de diversas localidades. Na chegada dos visitantes (acolhimento), o grupo gestor fará uma breve divulgação do Turismo Rural, com destaque aos produtos, serviços e experiências que o município tem a oferecer.

Novembro:
Lançamento Oficial do Turismo Rural - Haverá apresentação de vídeo institucional, um plano de Marketing e uma palestra motivacional sobre o valor do Turismo para a região. A sugestão da realização é dia 24 de novembro. A partir do lançamento será organizado um Famtour pelo município.
Passos que Salvam (caminhada) - Este evento, que acontece no mesmo dia em todo o Brasil (26/11) é uma caminhada que pretende reunir a muitas pessoas de todas as idades com o objetivo de conscientização coletiva sobre a importância do diagnóstico do câncer infantil.

Calendário de eventos em Cantagalo (*)

Setembro: Aniversário de Boa Sorte - O distrito de Cantagalo completará 84 anos no dia 02 de setembro. Os festejos começam com o desfile das duas escolas (João de Abreu Junior e Antonio Rapozo). Depois haverá a distribuição do tradicional bolo de aniversário, na Praça Feliciano Sodré, que reúne os moradores. Também haverá tendas para com doces, artesanato, realização de massagens, fotografias, maquiagem e outros serviços e produtos dos participantes do circuito de Turismo Rural.


(*) Outros eventos ainda estão em fase de elaboração para complementação deste calendário.

Nenhum comentário: