segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Prefeito Renato Bravo firma parcerias com instituições museológicas e traz importante acervo para a cidade

Na última sexta-feira, 22, representantes do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram), do Museu da República e do Museu Imperial de Petrópolis estiveram no gabinete do prefeito Renato Bravo, onde foi acordado o comodato de valioso acervo de Nova Friburgo, que até então não estava na cidade. O encontro foi viabilizado pela Fundação Dom João VI e a previsão é que as peças do acervo cheguem na cidade em maio do próximo ano, em comemoração aos 200 anos, e permaneçam nela pelas próximas quatro décadas.



O material ficará em exposição no Museu do Trem previsto para ser inaugurado no próximo ano. Fazem parte do acervo objetos que pertenceram à família do Barão de Nova Friburgo, como peças de roupas, sinetes, mobiliários e telas de pintura. Algumas dessas telas são de autoria de Emil Bauch, famoso retratista da sociedade brasileira no século 19, e de grande representatividade histórica para o município.

Segundo o prefeito Renato Bravo, Nova Friburgo, até então, nunca recebeu material histórico com tamanho nível de qualidade. “Este será um grande presente que a população receberá. Mas não vamos parar por aí. Este encontro foi o trampolim para que novas parcerias sejam firmadas e consigamos trazer outros acervos para cá. Nosso objetivo é resgatar a memória da nossa cidade”, enfatizou.

Nenhum comentário: