quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Prefeitura de Nova Friburgo e parceiros plantam mudas no Dia da Árvore

A Praça do Suspiro, um dos locais mais afetados pela tragédia climática de janeiro de 2011 em Nova Friburgo, ganhou 30 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na manhã desta quinta-feira, 21, Dia da Árvore. A ação teve à frente a primeira-dama Cristina Bravo, coordenadora do projeto Nova Friburgo 200 Anos, e contou com a parceria da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri) e Tiro de Guera 01-010, órgão do Exército Brasileiro.

Estiveram presentes, o secretário de Serviços Públicos, Gilberto Salarini; o coordenador do horto municipal, Jorge Alves; o presidente da Ascofri, Alex Alfaya; o chefe de instrução do TG, subtenente Cloacir Moraes de Mello; representantes das colônias; autoridades civis e militares; entre outras pessoas.

Jorge Alves explicou que o plantio de mudas na Praça do Suspiro foi resultado de entendimentos entre a Ascofri e a Prefeitura de Nova Friburgo, e se encaixa no projeto intitulado “Semeando o Verde”, de sustentabilidade, desenvolvimento florestal, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, além de integrar o projeto Nova Friburgo 200 Anos, cujo objetivo é o plantio de 200 mil mudas de árvores, como deseja o prefeito Renato Bravo para comemorar os 200 anos de Nova Friburgo em maio de 2018.

No jardim da Praça do Suspiro foram plantadas três mudas, sendo duas de ipê-amarelo e uma de quaresmeira, por Cristina Bravo, Gilberto Salarini e Alex Alfaya. Outras 13 mudas foram plantadas no entorno da Praça dos Trovadores - entre a Capela Santo Antônio e o Tiro de Guerra - e mais 14 na encosta situada atrás da Praça das Colônias, num total de 30 mudas das espécies maricá, urucum, pata-de-vaca, marinheiro, araçá branca, pau d'alho, aroeira branca e araçá-vermelho.


Cristina Bravo falou na ocasião que o Governo Renato Bravo tem compromisso com a questão ambiental. E anunciou o pontapé inicial do projeto Meu Bairro Sustentável para o próximo dia 1º de outubro, em São Geraldo, com vários parceiros, também destacando a questão ambiental. A primeira-dama finalizou seu pronunciamento agradecendo as presenças de representantes da Ascofri e Tiro de Guerra, além de outros parceiros.

O ato de plantio simbólico das três mudas de árvores na Praça do Suspiro foi encerrado por Alex Alfaya, que agradeceu as parceiras da Prefeitura de Nova Friburgo e Tiro de Guerra, “juntos em prol de uma cidade melhor”. O plantio das demais 27 mudas prosseguiu na Praça dos Trovadores e na encosta por trás da Praça das Colônias.

Nenhum comentário: