sábado, 24 de fevereiro de 2018

Imóveis irregulares em Nova Friburgo continuam no foco da Prefeitura para regularização

Uma oportunidade imperdível para os donos de imóveis irregulares em Nova Friburgo. Benefícios estão sendo oferecidos pela prefeitura a fim de que seus terrenos e construções sejam regularizados. Apesar do prazo se estender até 22 de novembro deste ano, os proprietários não devem deixar para a última hora e aproveitar desde já, porque após essa data perdem esses benefícios para regularizá-los, como os descontos, por exemplo, que podem chegar a 80%. O processo, previsto pela Lei 90, reeditada como Lei 114, é gratuito. 

As pessoas interessadas em regularizar seus imóveis são atendidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, situada na Avenida Alberto Braune, 223, em prédio anexo à Prefeitura, de segunda a sexta-feira, no horário das 11h30 às 17h30.


Com relação aos terrenos, trata-se de um modelo que dá a regularização às posses, permitindo que o dono possa solicitar ligações de energia elétrica e água regularmente. E consequentemente vai poder regularizar a construção. A lei também facilita e incentiva as pessoas a regularizarem as construções em seus terrenos (área construída), independentemente se é posse ou não.

O procedimento é conduzido pela Comissão de Regularização Fundiária da Secretaria de Meio Ambiente. Depois de regularizada a posse do terreno, o dono recebe um número de inscrição no IPTU, que lhe dá vantagens como receber correspondência, ter CEP, enfim, ter toda a sua situação regularizada. No processo são observados requisitos como segurança, zona urbana, expansão de zona urbana em área rural, região de preservação ambiental, mananciais, se é área de risco de desabamento ou enchente, entre outros. Se a pessoa mora em algum lugar nessas condições terá toda a atenção da Prefeitura para que possa ser deslocada para outro, como chegou a acontecer em alguns processos.

Uma boa notícia para os proprietários que se encaixam nessa situação: quem se regularizar terá direito a até 80% de desconto das taxas. No entanto, se perder o prazo também perde os benefícios da lei, como os descontos previstos, e ainda poderá ter sua obra embargada.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Coccarelli, salienta que as pessoas não devem comprar um terreno de qualquer forma, a fim de evitar problemas futuros. E mesmo que isso aconteça, a pessoa se legalizando e pagando os impostos vai ao Ministério Público e pede a posse, para ser dono efetivo do imóvel. “Só é dono quem registra e só vai ter o registro através da documentação correta, que a gente está se propondo a dar”. O único pagamento que os proprietários têm que fazer é da taxa de legalização do imóvel.

Esta é uma grande oportunidade oferecida pelo prefeito Renato Bravo aos friburguenses para que façam a regularização do seu imóvel com 80% de desconto, a fim de resolvam de vez esse assunto, pois mesmo que seja através de posse, é melhor para todos do que estar na informalidade.

Nenhum comentário: