quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Seminário sobre mudanças na Lei Geral das MPEs e os impactos da Reforma Trabalhista nos Pequenos Negócios

No dia 23 de fevereiro, sexta-feira, profissionais contadores, microempreendedores individuais (MEI), microempresários (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de toda Região Serrana terão a oportunidade de participar do seminário “Manhã do Conhecimento”, que abordará as mudanças da Lei Geral das MPEs e os impactos que a Reforma Trabalhista trará aos Pequenos Negócios. O evento é inteiramente gratuito e será realizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de janeiro (CRC/RJ) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de janeiro (Sescom-RJ).


Os interessados em obter mais informações, ou de realizar inscrições, podem entrar em contato pelo telefone (22) 2523-6908, ou se dirigir ao Escritório Regional do Sebrae/RJ, que fica na Rua Fernando Bizzotto, nº 72 – Centro / Nova Friburgo. Serão permitidas duas inscrições por CNPJ.

O evento acontecerá no Hotel Vila Verde, que fica na Rodovia Friburgo-Teresópolis, quilômetro (Km) 3 – Córrego Dantas / Nova Friburgo das 9h às 13h.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, o seminário tem como objetivo ajudar os participantes a entenderem as principais mudanças que foram realizadas na Lei Geral das Micro e  Pequenas Empresas que valerão para 2018 e quais os impactos que a Reforma Trabalhista causará para os Pequenos Negócios.


Lei geral das MPEs

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123/06) passou por algumas alterações que já valem em 2018 e que foram impostas pela Lei Complementar nº 155/16, que veio para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido pelos optantes do Simples Nacional.

Outras mudanças na Lei Geral têm o intuito de garantir a sustentabilidade econômica por meio de uma tributação mais justa e condizente com o porte das atividades dos Pequenos Negócios, além de criar novas oportunidades de negócio no mercado.

O detalhamento dessas mudanças e os possíveis impactos (positivos e negativos) para os Pequenos Negócios serão apresentados durante o seminário “Manhã do Conhecimento”.

Reforma Trabalhista

A Lei nº 13.467/17 apresentou inúmeras alterações de extrema relevância nas relações de trabalho e é um instrumento que muitos estão considerando um sinal de avanço para a modernização trabalhista no Brasil, ainda que esteja sujeita a novos aperfeiçoamentos.

Durante o seminário serão apresentadas as principais modificações promovidas pela nova legislação, bem como outros aspectos previstos na Medida Provisória nº 808/14 - que altera a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT - mas que ainda necessita de apreciação do Congresso Nacional.

Programação

9h30 às 10h -  Coffee Break

10h às 11h30 – Palestra: “Os impactos da Reforma Trabalhista para os Pequenos Negócios”, com Ricardo da Silva Nogueira (professor e diretor do SESCON/RJ, empresário contábil com 30 anos de experiência profissional no assessoramento empresarial, tributário e trabalhista de empresas de variados portes e segmentos econômicos);

11h35 às 13h – Palestra: “As novas regras  do Simples Nacional e as novidades da Lei Geral da Micro em Pequena Empresa para 2018”,  com José Miguel Flores (professor da UERJ, coordenador da Pós- Graduação na Escola de Negócios Trevisan, membro do CRC/RJ e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF). 

Ainda durante o seminário haverá a apresentação do Plano Estimativo de Compras Municipais para os Pequenos Negócios (PECOMPE) cuja meta é capacitar empresários que tenham interesse em se tornar fornecedores do Poder Público através de cursos, além de realizar um cadastro de fornecedores para a Administração Pública. Vale lembrar que o PECOMPE é um dos mecanismos utilizados para fazer valer as práticas estabelecidas pela Lei Geral em benefício aos Pequenos Negócios.


O que é o PECOMPE

O Plano Estimativo de Compras Municipal para os Pequenos Negócios – PECOMPE compõe uma das ações voltadas para a capacitação dos servidores municipais e empresários para a implementação na prática da Lei Geral das MPEs, que estabelece tratamento diferenciado e simplificado aos Pequenos Negócios nos processos licitatórios, como reserva de mercado, entre outros benefícios.

O PECOMPE auxilia os Pequenos Negócios, entre os quais: MEIs, Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPP), Cooperativas e Agricultores Familiares, no planejamento para a participação nas licitações, bem como gera economia para os cofres municipais nas aquisições com melhores valores e menores custos processuais.

Nenhum comentário: