sexta-feira, 22 de junho de 2018

Urban Hacking, evento que reúne atrações artísticas, musicais, turísticas e gastronômicas será realizado pela primeira vez em Nova Friburgo

O evento transforma espaços urbanos em prol do bem-estar da população e, ao mesmo tempo, leva entretenimento, através de apresentações artísticas, musicais, informações turísticas, degustação e apresentação de projetos sociais durante o dia inteiro

Apresentações artísticas, musicais, informações turísticas, degustação e apresentação de projetos sociais durante o dia inteiro, e tudo inteiramente grátis e aberto ao público. Essa é a proposta de algumas das atrações previstas na programação de estreia do Urban Hacking, que acontece no dia 24 de junho, domingo, a partir das 9h, na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo. A abertura oficial do evento contará com a presença de autoridades municipais, empresas e entidades que representam o trade turístico local e instituições de outros segmentos além, é claro, da população e os turistas presentes na cidade.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, realizadora do evento, a ação propõe ocupar espaços públicos promovendo uma interação da população e dos visitantes com as atrações e serviços que estarão sendo oferecidos no local, por meio de ações de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento.

Ainda segundo a coordenadora, o Sebrae/RJ, por meio da realização do Urban Hacking, tem como objetivo fomentar ações que possam contribuir para o desenvolvimento e melhoramento do ambiente de negócios para as empresas locais, ainda mais no que se refere aos pequenos negócios, que correspondem a mais de 60% das atividades econômicas da região.

As atividades previstas no Urban Hacking incluem:

- Divulgação de Roteiros Turísticos;
- Aulão, avaliação física e corporal da terceira idade;
- Serviços de Saúde à Comunidade;
- Caminhada turística;
- Oficina de plantio de ervas aromáticas;
- Oficina de plantio de sementes da flora regional;
- Oficinas de Sustentabilidade;
- Apresentação musical em homenagem aos 200 anos de Nova Friburgo;
- Degustação gastronômica e de chocolates;
- Trupe de palhaços;
- Recreação Infantil;
- Observação do céu com telescópios;
- Shows, entre outras atrações.


O Urban Hacking é uma realização do Sebrae/RJ, como parte das ações previstas no projeto Destino Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pela instituição em agosto do ano passado e que conta com a parceira da Prefeitura de Nova Friburgo, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e Convention Visitors & Bureau, Circuito Rural de Amparo e Associação Comercial de São Pedro da Serra e representantes dos segmentos da Gastronomia, Hotelaria, Agências de Turismo, Organizadores de Eventos, entre outros. Também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia  de Turismo do Estado do Rio de janeiro (TurisRio).

Legado

A realização do Urban Hacking, além de ser uma iniciativa que promove a cidade junto à população e aos turistas com entretenimento, cultura, saúde, sustentabilidade, também destaca o comércio, os produtos e as atividades turísticas locais. Mas o mais importante é o legado que o evento deixará para Nova Friburgo.

Entre os benefícios que ficarão para a cidade, principalmente no local de realização do evento, que é a Praça do Suspiro, estão:

- Internet liberada para acesso durante a após o evento;
- Projeto paisagístico para o local;
- Reconstrução e manutenção dos jardins;
- Iluminação do Morro da Cruz e da Fonte do Suspiro;
- Doação de parque Infantil e bancos para a praça;
- Colocação de um termômetro na praça, com características que definem Nova Friburgo (com objetivo de se tornar um referencial turístico na cidade).

Destinos Turísticos Inteligentes

O projeto DTI tem como objetivo promover o desenvolvimento de inovações no Turismo e a participação qualificada das lideranças empresariais nas governanças do setor, além de um ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios de Turismo. Está baseado em quatro eixos: Governança - Tecnologia – Experiência – Sustentabilidade.

Ou seja, para ser considerado destino inteligente, é preciso ter um espaço turístico inovador e dispor de tecnologia de ponta, ser focado no desenvolvimento sustentável e saber gerir os recursos de forma eficiente.

Com isso, esses locais garantem mais competitividade ao setor e possibilitam experiências de qualidade aos turistas, porque além de integrados, também são interativos.

O Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) é realizado em diversas regiões do estado. É uma proposta do Sebrae/RJ para oferecer ao visitante a melhor experiência turística, promovendo a interação do turista com o destino, por meio de tecnologias inovadoras, governança  e sustentabilidade.

Um aplicativo desenvolvido pelo Sebrae: o “Tour da Experiência”, também é um aliado dos empresários na divulgação dos destinos.

Programação

Nenhum comentário: