domingo, 22 de julho de 2018

Sal na alimentação: É preciso ter controle

O sal é uma combinação de dois minerais (cloreto e sódio), sendo composto por 40% de sódio e 60% de cloreto.

A ingestão excessiva desse nutriente é considerada um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, além de provocar problemas renais.


É importante que todos, principalmente o indivíduo portador de diabetes - que já é mais propenso a doenças cardiovasculares, vigiem a quantidade de sódio ingerida nas refeições.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio para a população adulta seja de até 5 gramas de sal/dia.



Os produtos alimentares ricos em sal são, na maioria, os alimentos industrializados, como bolachas, biscoitos, embutidos, caldos, temperos, salgadinhos, embutidos e refeições prontas. Além disso, os molhos também possuem muito sódio, assim como queijos.


Para evitar complicações de saúde é preciso controlar o consumo de sódio por dia, evitando os alimentos ricos em sal e optando por alimentos frescos, como legumes e frutas. Além disso, deve-se beber muita água e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana para evitar o acúmulo de gordura nas artérias.



Confira também:



Com informações do Ministério da Saúde, Tua Saúde e vídeo do Hospital Israelita Albert Einstein

Nenhum comentário: