sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Fala de futura Ministra sobre Jesus no pé de goiaba gera memes e também convida à reflexão

Um vídeo da futura Ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, tornou-se o centro das atenções na internet. Como todos sabem, Damares é pastora e,  durante um culto evangélico, ela disse ter visto Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, quando pensou em se matar, em decorrência dos constantes abusos sexuais que sofreu de um pastor, dos 6 aos 8 anos de idade.  Confira um trecho desse evento:



A história do pé de goiaba perde a graça, a partir do momento em que a gente identifica que, na verdade, ela usou uma metáfora utilizando o lugar onde ela costumava se refugiar, e até pensou em se matar, mas que também serviu de cenário para que a sua fé fosse maior do que sua vontade de tirar a vida. Essa foi a leitura que o blog fez desse episódio sem grandes dificuldades.

A pastora se pronunciou sobre essa polêmica em entrevista a uma rádio gaúcha e respondeu às piadas sobre a história do pé de goiaba, que o amigo leitor poderá conferir a seguir, e esclareceu a questão.



Vale lembrar que, nesse país, todas as religiões devem ser respeitadas, o que não parece ter havido nesse episódio. Tiraram um trecho da fala da pastora, na tentativa de tentar desconstruir a sua imagem. Muita gente que discursa nas redes sociais contra o preconceito, inclusive o religioso, pegou trecho desse culto e debochou da história machucando-a mais uma vez.

E se um trecho de uma sessão de umbanda, de uma missa católica ou de uma sessão kardecista fosse utilizada da mesma forma pejorativa, como agiríamos?

E se fosse o depoimento de uma parente nossa, como reagiríamos?

Houve um duplo desrespeito aí: Quanto à religião dela e quanto a ela própria!

Eu não vejo, portanto, a menor graça nessa história. E você?

Nenhum comentário: