sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

MPRJ deflagra operação e prende empresário acusado de desvios de recursos públicos em contratos de saúde

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou nesta sexta-feira, 14, a Operação Calvário, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva contra o empresário Daniel Gomes da Silva e outras 10 pessoas acusadas de desviar ao menos R$ 15 milhões de recursos públicos em contratos firmados junto a unidades de saúde. Ao todo, 22 pessoas que integram a organização criminosa foram denunciadas junto à 42ª Vara Criminal pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro.

Além dos 11 mandados de prisão foram cumpridos 44 de busca e apreensão por agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), com o apoio da Delegacia Fazendária (DELFAZ/Polícia Civil), da Polícia Federal, da Polícia Militar, do GAECO do Ministério Público da Paraíba e do Ministério Público de Goiás. 

Os mandados foram cumpridos na capital, em Duque de Caxias, Itaboraí, Nova Friburgo, além dos estados de Paraíba e Goiás.

O representante judicial da empresa ARPX Construções, em Nova Friburgo, foi preso. De acordo com o MP, Adalberto da Silva Ribeiro é acusado de integrar uma quadrilha que desviava pelo menos R$ 15 milhões de recursos públicos em contratos firmados junto a unidades de saúde. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na empresa ARPX.

De acordo com a denúncia apresentada à Justiça, a organização comandada por Daniel Gomes da Silva utilizava a filial da Cruz Vermelha Brasileira situada no Rio Grande do Sul (CVB-RS) para operar em diversos estados, inclusive no Rio de Janeiro, na administração de unidades de saúde. A partir desta atividade, superfaturavam contratos e desviavam recursos.


ACP: 0113781-65.2018.8.19.0001

Nenhum comentário: