domingo, 24 de março de 2019

No Outono,doenças respiratórias e alergias se agravam

Com temperaturas mais amenas, especialmente à noite, e queda da umidade relativa do ar, o Outono traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alergias. No entanto, é possível preveni-las para aproveitar o que há de melhor nessa estação.

Como o clima fica propício para a transmissão de vírus e para a proliferação de fungos e bactérias, a primeira dica é evitar aglomerações. A pneumologista Maria Luiza Dórea, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), destaca que, nesta época do ano, pessoas com doenças crônicas relacionadas ao tabagismo, por exemplo, costumam sofrer mais. Outros exemplos são os que convivem com asma e rinites, pois a poluição do ar fica agravada no Outono.

Para diminuir os sintomas destas doenças, existem cuidados básicos. “As pessoas com baixa imunologia devem evitar ficar em ambientes muito fechados e aqueles que têm uma patologia, como os asmáticos, precisam usar a medicação adequada e de forma correta, sem sessar. No caso das viroses, a maioria pode ser evitada com vacinação, inclusive oferecida pelo SUS, especialmente para os doentes crônicos. Quanto mais vacinado, melhor é.”, alerta a pneumologista.

Não se automedicar é outra dica relevante. “Em casos de sintomas ligados a estas doenças, o melhor é procurar um posto de saúde para investigar a situação. Só um profissional de saúde pode indicar a melhor medicação e a dose adequada tanto para doenças respiratórias, quanto para alergias e viroses”, explica Maria Luiza Dórea.

Os sintomas de doenças típicas do Outono costumam desaparecer em até 7 dias.

O outono chega ao fim no dia 20 de junho dando lugar ao Inverno.

Nenhum comentário: