domingo, 24 de março de 2019

Sindicato disponibiliza para consumidores residenciais e empresas acesso a programa de eficiência energética que reduz tarifa em até 80%

Com as constantes variações na tarifa de energia elétrica, além das restrições nos reservatórios de água das hidrelétricas, é importante que o consumidor pense em alternativas para proteger tanto o bolso, quanto o meio ambiente.

Em razão disso, o Sindistal (Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de janeiro) está disponibilizando tanto para consumidores residenciais, quanto para empresas comerciais e industriais, acesso ao seu Programa de Gestão em Eficiência Energética (PGEE), iniciativa que é válida para todo o estado e que utiliza a aplicação de sistemas fotovoltaicos (painéis de energia solar), geradores a gás, ou outras soluções técnicas para reduzir e otimizar o consumo de energia elétrica.

De acordo com Fernando Carlos Cancella, presidente do Sindistal, o PGEE prevê uma série de medidas que ajudam na redução média que varia de 30% a 80% no consumo de energia, dependendo do perfil do consumidor e das características da instalação. “O PGEE não só reduz e otimiza o consumo de energia, mas também promove para a sociedade a consciência da necessidade do uso racional dela. Além disso, atua na busca de alternativas energéticas, mais sustentáveis e economicamente mais viáveis, sem perda do conforto ou da relevância de seu uso final”, explica.

Reposicionamento de mercado e consumo consciente 

Ainda segundo o presidente do Sindistal, o PGEE não é voltado apenas para possibilitar a redução na conta de energia de quem adere ao programa, mas também tem como objetivo oferecer oportunidade de reposicionamento, capacitação e acesso ao mercado às empresas no estado, além de conscientizar a todos os tipos de usuário sobre a necessidade em se consumir energia de forma mais consciente e que ajude na preservação do meio ambiente. “Cada projeto desenvolvido dentro do PGEE visa contribuir para o aumento da produtividade e competitividade das empresas de nosso estado, mas também tem foco na redução do impacto ambiental promovido, evidenciando, tanto a viabilidade técnica-econômica, quanto a socioambiental, desenvolvendo a consciência coletiva de que toda a ação de eficiência energética resultará na redução dos índices de emissão de CO² em toda a cadeia produtiva de qualquer segmento”, destaca. 

Como funciona o PGEE

Para ter acesso ao PGEE são necessárias algumas etapas:

Inscrição - Os interessados devem contatar a Central de Serviços do Sindistal que fica no endereço eletrônico: www.sindistal.org.br e preencher um formulário online com informações básicas.

Seleção do tipo ou natureza do serviço - Após o preenchimento, o usuário poderá escolher o tipo de serviço que deseja dentro do programa de eficiência energética, ou até mesmo selecionar serviços ligados a sistemas elétricos e a gás.

Encaminhamento da demanda - Após essa etapa, a necessidade do usuário é analisada pelo Sindistal que direciona a demanda para as empresas filiadas à entidade. Todas elas possuem certificação de qualidade e plena capacitação técnica para a prestação do serviço selecionado pelo usuário.

Diagnóstico - As empresas cadastradas na Central de Serviços do Sindistal entram em contato e marcam uma visita com o interessado para elaboração de um diagnóstico (Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica – EVTE), que analisa as possibilidades que o usuário tem para autogeração de energia e combate ao desperdício.

Todas essas etapas acima são realizadas gratuitamente, exceto em casos que haja a necessidade de grande deslocamento em razão da distância entre a prestadora de serviço e o cliente.

Projeto - Após a constatação de viabilidade de adesão ao PGEE e do real interesse do usuário, a prestadora de serviço selecionada por ele inicia a fase de elaboração de projeto executivo para aprovação junto à concessionária de energia local com base na metodologia de Medição & Verificação (M&V).

Vale lembrar que neste caso, a pessoa ou empresa que aderir ao PGEE terá acesso a vários prestadores de serviço cadastrados, podendo ter acesso a preços mais acessíveis em razão da concorrência estabelecida por esse tipo de sistema.

Instalação – É a aplicação da solução tecnológica indicada no projeto executivo que podem incluir sistemas fotovoltaicos, geradores a gás e outras ações indicadas.

Os interessados em obter mais informações sobre o PGEE, ou em aderir ao programa, também podem entrar em contato direto com o Sindistal pelo telefone: (21) 2240-1826.

O que é o PGEE

O PGEE foi criado em março de 2015, pelo Sindistal, como resposta a uma solicitação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan) para execução de ações em prol da eficiência energética, em virtude dos aumentos sucessivos na conta de energia elétrica e do risco de  desabastecimento. Na época, diversas indústrias foram visitadas e na ocasião houve a identificação das oportunidades de economia e de promoção do consumo eficiente de energia no segmento.

Em março de 2017 o Sindistal iniciou uma pesquisa entre as empresas a ela filiadas para verificar a disponibilidade das mesmas em prestar serviço de qualidade no segmento da eficiência energética à sociedade. Isso deu início a montagem da Central de Serviços da entidade. No mesmo mês, o Sindistal assinou convênio com empresas de gás, com o objetivo de ampliar o portfólio de ações voltadas à economia de energia. Em junho do mesmo ano foi lançada a Central de Serviços no site do sindicato.

Desde o início de 2018 o Sindistal firma convênios com várias entidades representativas da indústria, instituições financeiras e agências de fomento para orientação, execução e financiamento de projetos de eficiência energética em todo estado. Entre os quais estão: Sinduscon-RJ, Sindirepa, Sindborj,
Simperj, Sindicer, Sinditec, Induscimento, Secovi, CREA, Sebrae, Agerio, Banco do Brasil e outros.

O Sindistal já alcançou a marca de 1.200 solicitações de serviços do PGEE através de Central de Serviços em seu site.

Atualmente, o sindicato possui em sua Central de Serviços cerca de 130 empresas cadastradas, certificadas e tecnicamente aptas a prestarem serviços referentes ao PGEE, sendo 26 empresas de sistemas fotovoltaicos, 45 de sistema de energia elétrica e 68 de sistema a gás.

Hoje, os serviços do PGEE estão disponíveis tanto para empresas de qualquer segmento de atuação quanto para consumidores residenciais.

O que é Sistema Fotovoltaico

É um sistema que utiliza placas para convertem o calor gerado pelo sol em energia elétrica. A energia solar fotovoltaica tem sido a melhor opção para quem deseja reduzir o gasto mensal com a energia elétrica, além de ser uma fonte limpa e renovável.

O investimento neste tipo de geração de energia acaba sendo pago pelos recursos economizados com a redução dos custos na conta de energia.  

Como as placas solares possuem garantia de 20 a 25 anos, o usuário terá um lucro médio de 15 a 20 anos gerando energia por conta própria, além de lidar com uma energia 100% limpa, renovável, confiável e que não causa ruídos e nem qualquer tipo de cheiro.

Vantagens da energia solar para o orçamento doméstico

De acordo com uma pesquisa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, o brasileiro gasta, em média, 17% do seu ganho mensal com a conta de energia elétrica de sua residência.

O Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking quando o assunto é o preço da energia em relação ao salário mínimo. O país é seguido do Chile e Peru (ambos com 9,8%), Portugal (8,1%), Colômbia (7,1%), Espanha (5%), França (2%) e Reino Unido (1,5%).

Além da redução na conta de luz, a instalação de um sistema fotovoltaico possui muitos outros benefícios para os usuários e para o meio ambiente. São eles:

- Energia inesgotável;
- Não possui ruídos;
- Manutenção mínima;
- Não precisa de muito espaço para instalação;
- Baixo impacto ambiental;
- Redução de emissão de gases de efeito estufa.

Nenhum comentário: