sexta-feira, 16 de agosto de 2019

‘Agosto Dourado’ enfatiza a importância da amamentação em Cordeiro

Nem todas as pessoas sabem, mas agosto é dedicado à amamentação. Denominado ‘Agosto Dourado’, o mês enfatiza a campanha social cuja intenção é conscientizar as mães e os pais – antes e depois da gestação – sobre a fundamental importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês.

Criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a proposta é disseminar informações que incentivem e estimulem a amamentação. Não por acaso, a cor escolhida para marcar a campanha, o dourado, destaca o ‘padrão ouro de qualidade’ desse alimento indispensável para a saúde dos recém-nascidos.

Esse ano, o ‘Agosto Dourado’ traz o slogan ‘Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro’. As ações terão como objetivo reforçar junto aos pais e familiares a prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

A campanha será realizada no mesmo mês em que é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).  Para também marcar a luta dos profissionais de saúde cordeirenses na orientação de papais e mamães, o mês terá como principal atividade o 2º Encontro das Famílias Grávidas de Cordeiro.

O evento acontecerá na segunda-feira, dia 19, a partir das 18 horas, no espaço popularmente conhecido como Palácio de Cristal, na entrada do Parque de Exposições Raul Veiga. As gestantes podem realizar sua inscrição com seu agente comunitário de saúde ou na Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa.

Segundo a organização, cada gestante terá o direito de convidar um acompanhante de sua escolha. Durante o evento haverá atividades com fonoaudiologia e enfermeiras, cujas explanações serão voltadas aos cuidados com o bebê, incluindo informações importantes sobre vacinação e amamentação.

Nenhum comentário: