quinta-feira, 25 de março de 2010

Água na Escola

Alunos da rede pública municipal expõem trabalhos sobre a qualidade da água dos rios da região

Além do mês da mulher, março é também o mês das águas. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no último dia 22, o Programa Agenda Água na Escola, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promove na cidade uma exposição com trabalhos de cerca de 200 alunos de 10 escolas públicas dos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro e Cantagalo.

O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acontece nesta sexta-feira, 26, das 13 horas às 17 horas, na praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade. O tema da exposição é ‘Água como fonte da vida e sobrevivência no planeta’.

Ao longo do ano passado, alunos do 6º ao 9º ano participaram de expedições em alguns trechos dos rios que passam atrás de suas respectivas escolas para fazer a coleta da água para análise, quando foi verificando o ph, a quantidade de oxigênio e o nível de poluição.

Conscientização

É um trabalho de educação ambiental”, conforme explica a coordenadora regional do programa, Viviane Melo, que também integra o Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios – que começa em Nova Friburgo e vai até São Fidélis, abrangendo os rios Grande, Negro, Bengalas e Dois Rios. Segundo Viviane, o Comitê pretende conscientizar a comunidade local para que preserve os recursos hídricos, deixando de jogar lixo e esgoto e de construir nas margens dos rios. “A intenção é que a comunidade proteja pelo menos aqueles trechos de rios”, conclui.

Cada escola participante ganhou um ecokit (uma maleta com reagentes, cadernos de instruções e cartela de cores para medir a temperatura da água e o nível de oxigênio dissolvido, ph, amônia, ferro, fosfato e cloro, entre outros parâmetros). O material foi manipulado por 20 alunos, entre 11 e 15 anos, durante oito expedições realizadas em 2009, com o acompanhamento de um técnico do Instituto Estadual do Ambiente.

Em Nova Friburgo, participaram do programa o Colégio Estadual Padre Madureira, em Mury – vizinho ao rio Santo Antônio, que desemboca no Bengalas - e a Escola Municipal Rei Alberto I (Ibelga), próxima ao rio São Lourenço, afluente do rio Grande, que se encontra com o Bengalas perto do município de Bom Jardim. Os alunos e professores envolvidos passaram previamente por um curso de capacitação oferecido pelo Inea. Por intermédio do monitoramento da qualidade da água, o programa visa à gestão integrada dos recursos hídricos e à conservação ambiental em 22 municípios.

Nenhum comentário: