quarta-feira, 31 de março de 2010

Águas de Nova Friburgo premia estudantes friburguenses

Secretários municipais entregam computadores a alunos, autores das melhores frases enaltecendo a preservação do meio ambiente

A empresa concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotos do município promoveu, durante o mês de março, por conta da passagem do Dia Mundial das Águas (22/03) um concurso cultural, inserido no projeto denominado ‘Amigo da Água’, que mobilizou mais de 10 mil estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Nova Friburgo.

Durante o início da última semana do mês, diretores da Águas de Nova Friburgo e secretários municipais percorreram cinco escolas, cujos estudantes - um de cada ano do Ensino Fundamental 1, antigas primeira à quinta séries - tiveram suas frases selecionadas como vencedoras.

Na manhã da terça-feira, 30, por exemplo, foram visitadas as escolas municipais Batista, em Olaria e Patrícia Jonas Sant´Anna, no Bela Vista, nas quais respectivamente as alunas Alice da Cruz Mattos (5º ano) e Larissa Soares de Castro (3º ano) foram contempladas, cada um com computador, entregues pelo engenheiro Alexandre Bianchini (diretor superintendente da Águas de Nova Friburgo), acompanhado dos secretários de Governo, Bráulio Rezende; de Educação, professora Ledir Ferreira Porto e de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland, bem como da subsecretária de Educação, professora Léa Freitas e do vereador Reinaldo Rodrigues.

Na Escola Batista, que funciona no bairro de Olaria há 63 anos, a comitiva foi recebida pela diretora Carla Noêmia Marins Soares e pelo Pastor da Segunda Igreja Batista, Nilson Godoy, bem como dos professores e os alunos do turno da manhã, que saudaram os visitantes com dois cânticos de boas-vindas e de agradecimento.

A aluna Alice, ganhadora com a frase (“Pessoal, por favor, cuidem dos rios de Nova Friburgo, pois foi o Criador que teve trabalho de nos criar para cuidar deles".), acompanhada do pai, Marcos, recebeu certificado de ‘Amiga da Água’ das mãos do secretário Braulio e o computador do superintendente da Águas de NF, Alexandre Bianchini, o qual em ambas as escolas lançou um desafio aos estudantes: “Da mesma forma que, na época que tinha a idade de vocês, eu fui desafiado, e venho tentado fazer a minha parte, conclamo a todos a serem guardiões do meio ambiente, defendendo o planeta e sobretudo preservando a água, que é fonte de vida”.

Na E.M Patrícia Jonas Sant´Anna, na rua São Paulo, a diretora Elaine Fernandes Fagundes Moreira, acompanhada de sua equipe de dirigentes e professoras, recebeu o representantes da Prefeitura e da concessionária para a premiação a aluna Larissa Soares de Castro, acompanhada de sua mãe, Claudinéia, que venceu com a frase “Não suje os rios de Nova Friburgo, sem a água não sobreviveremos, faça a sua parte, seja um amigo da água”.

Bastante empolgado, em ambas as escolas, o secretário de Governo, Braulio Rezende conversou com os estudantes, enviando-lhes uma saudação em nome do prefeito Heródoto Bento de Mello. Relembrando sua época de estudante, ele mencionou o fato de, na idade de muitas daquelas crianças, ter sido aluno na professora e atual secretária Ledir e fez ainda questão de contar aos jovens alunos do empenho da concessionária em atender a tudo que o prefeito vem pedindo no que diz respeito ao tratamento de esgotos.

Ao participarem deste concurso, vocês também nos ajudam e apóiam no sentido de termos uma cidade cada vez melhor, já conhecida pela qualidade de sua água e, em breve, próxima de completar seus 200 anos, com seus esgotos tratados e nossos rios limpos de novo”.

Outras escolas e alunos agraciados

Na segunda-feira, 29, as entregas dos computadores e certificados foram na Escola Municipal Hermínia da Silva Condack, em Campo do Coelho às 10 horas, para a aluna Esthefany de Souza Cabral (4º ano), com a frase: “Sou pequena, mas já sei que para manter nossa cidade limpa não precisa tamanho e sim consciência. Vamos cuidar das nossas águas e rios” e, às 11 horas, à estudante Mikaela da Silva Monteiro (2º ano), da E.M. Adezir Almeida Garcia, em Córrego D´antas, com a frase: “Devemos lutar pela recuperação e proteção dos nossos rios, da mesma forma que amamos Nova Friburgo"

Já na quarta (31), foi feita a entrega a Leonardo Knupp Spitz (1º ano), aluno da Escola Estadual Municipalizada Boa Esperança: “Cuide dos rios de Nova Friburgo, a natureza agradece”.

Assessora de Comunicação Social da empresa, a jornalista Carla Tank, coordenou o concurso e avaliou como muito positiva a realização, garantindo que a promoção passa a fazer parte do calendário anual da concessionária

2 comentários:

Anônimo disse...

sou mae da aluna mikaela da silva monteiro e gostaria da agradecer por esta promoçao foi uma otima maneira de incentivar as crianças e fazer com que se tornem adultos concientes

Monique Schuabb disse...

Parabéns a sua filha. Parabéns à educação dada a ela. Continue investindo na educação da Mikaela, estimule-a a ler, a escrever, pq no futuro, quem sabe, poderemos ter d um grande talento a nível nacional, pois em âmbito municipal ela já se destacou.

O Transparência Nova Friburgo felicita a jovem Mikaela!