quinta-feira, 11 de março de 2010

Nova Friburgo vai ter Centro Regional de Referência LGBT

Solenidade será no fim do mês e prevê a vinda do Governador

O Centro Regional de Referência LGBT será inaugurado no fim deste mês, em data a ser definida.




Através de convênio, assinado em dezembro do ano passado com o governo do estado, no âmbito do programa ‘Rio Sem Homofobia’, foram disponibilizados recursos no valor de R$ 362 mil para compra de equipamentos e contratação de pessoal. À solenidade está prevista, inclusive, a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O Centro de Referência, que funcionará anexo ao prédio da antiga rodoviária Leopildina, atenderá a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) da região Centro-Norte Fluminense, que inclui 12 municípios, além de Nova Friburgo - Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco, Cordeiro, Cantagalo, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo, Trajano de Morais e Teresópolis.

A ativista e coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia Hanna Suzart, Sílvia Furtado, explica que a experiência acumulada no atendimento às demandas de cidadãos LGBT e o banco de dados com fichas dos usuários servirão de base para o funcionamento da nova unidade. Também está prevista a implantação de mais 10 centros de referência em todo o estado.

Segundo ainda Sílvia, o espaço oferece orientação a homossexuais e familiares, além de atendimento especializado nas áreas jurídica, psicológica e social. A ativista lembra que as ações fazem parte das políticas públicas voltadas para a população LGBT que estão sendo implantadas em Nova Friburgo e nos municípios vizinhos. Ela acrescenta que este universo é de cerca de 20 mil pessoas só em Nova Friburgo.

Inserido no programa ‘Brasil Sem Homofobia’, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, e agora também no ‘Rio Sem Homofobia’, do governo do estado, o Centro Regional de Referência LGBT de Nova Friburgo tem por objetivo avançar na defesa da cidadania a partir da prevenção e combate à violência e à discriminação homofóbica.

Nenhum comentário: