quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conselho Municipal de Meio Ambiente

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) se reuniu na tarde desta quarta-feira, 07, no Salão Azul da Prefeitura, para apresentar os candidatos a titulares das câmaras técnicas, levando em consideração o tema ‘2010: Ano Internacional da Biodiversidade’, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do presidente do Commam, o secretário municipal de Meio Ambiente, arquiteto Roberto Vianna, a mesa oficial estava composta pelos conselheiros Alda Maria Oliveira, representando a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) e Guilherme Costa de Sá, da Associação Macaé de Cima, este último que abordou a regularização das áreas de conservação.

Ele lembrou que a câmara técnica tem um compromisso com as comunidades rurais. “Para propor políticas públicas, é preciso fazer com que a relação cultural do povo da terra com o seu espaço protegido seja harmoniosa”, ressaltou, citando como principal diretriz da política de conservação o conceito de município-parque defendido pelo prefeito Heródoto Bento de Mello.

O ambiente é também feito de pessoas, que são um importante fator de conservação. Desde as sesmarias, a história da devastação da Mata Atlântica sempre esteve ligada à temporalidade e à relação predatória com a terra”, explicou.

Neste sentido, o secretário Roberto Vianna disse que os planos de manejo devem estar voltados para a sustentabilidade econômica e social, acrescentando que as primeiras unidades de conservação em Nova Friburgo foram criadas por iniciativa do próprio município.

Na pauta da última reunião do Commam, também foi levantada a importância do recolhimento das pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes descartadas em Nova Friburgo. A coleta e reciclagem desse material devem ser discutidas pela câmara técnica de saneamento.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão consultivo e deliberativo. As reuniões, que acontecem mensalmente, são para discutir temas relacionados a políticas ambientais de interesse do município de Nova Friburgo.

Nenhum comentário: