sexta-feira, 9 de abril de 2010

Controle e Combate ao Tabagismo

Prefeitura capacita profissionais de saúde para tratamento de fumantes

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou nos dias 8 e 9 de abril o curso ‘Controle de Tabagismo’, no auditório do Hospital Maternidade Nova Friburgo, das 8h às 17 horas. O objetivo é capacitar profissionais de saúde das unidades básicas e hospitais do município para implantar grupos de tratamento de fumantes, com apoio psicoterápico e uso de medicamentos – quando necessário, conforme o grau de dependência.

Inserido no Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, o treinamento inclui apresentações teóricas e dinâmicas de grupo com os profissionais de saúde, simulando o atendimento de fumantes. A capacitação está a cargo do psicólogo Francisco Jardim, da Secretaria estadual de Saúde.

Participaram da capacitação cerca de 50 profissionais - entre médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos e fonoaudiólogos. O material impresso oferecido a cada participante, com técnicas de abordagem do fumante e informações sobre o tratamento, foi elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA.

Segundo a coordenadora municipal do Programa de Controle do Tabagismo, Carla Moura, o trabalho com os grupos de tratamento leva em média três meses. Após esse período são realizadas sessões mensais de manutenção com os ex-fumantes nas unidades básicas (postos de saúde da família e policlínicas).

Menos fumantes

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo visa a diminuir os efeitos do tabagismo sobre a saúde dos dependentes, bem como reduzir os recursos financeiros necessários para o tratamento das doenças relacionadas ao uso do tabaco.

O número de fumantes no Brasil, segundo pesquisas, caiu de 34,8% para 22,4% no período entre 1989 e 2003. A redução do uso diário de cigarro diminui o risco de problemas cardiovas­culares e respiratórios e de incidência de câncer, principalmente de pulmão.

Nenhum comentário: