sexta-feira, 9 de abril de 2010

Oficina-Escola oferece atividades culturais gratuitas

Instituição local esteve presente também em Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

A Oficina-Escola de Artes continua promovendo 'Ciclo de palestras' gratuitas às segundas-feiras, a partir das 18 horas. A atividade está sendo promovida pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura. A próxima palestra está marcada para o dia 12, quando o professor e filósofo Cesar Roberto Lapa abordará o tema “A arte em todas as suas dimensões”.

A terceira palestra será no dia 19, com o nutrólogo, escritor, poeta e artista plástico Gilberto Pereira, que falará sobre “Arte e alimentação - a consonância com a ordem da natureza”. Gilberto viveu durante oito anos na Europa Ocidental realizando palestras e cursos, especialmente em Portugal, onde lançou dois livros.

E a quarta e última palestra do ciclo de abril está agendada para a segunda-feira, 26, quando a professora Rose Mary Aguiar Borges, diretora da Oficina-Escola de Artes - Pontão da Serra do Rio -, falará sobre “O que representa a Oficina-Escola de Artes na difusão da cultura e das artes”. Todas as palestras são gratuitas.

Troca de experiências

Nova Friburgo marcou presença no III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, em Fortaleza, Ceará, de 25 a 31 de março. A diretora da Oficina-Escola de Artes, Rose Borges, participou do evento ao lado de representantes dos outros três Pontos de Cultura locais: Paula Colen Magalhães, da Escola Vale de Luz; Maria Luiza Nascimento, da Oficina-Escola As Mãos de Luz – Lumiar - e Leonardo Benvenutti, o Leo Abelha, da Associação dos Grupos de Folias de Reis.

Cerca de quatro mil pessoas participaram do evento, o que deixou o grupo ainda mais motivado em desenvolver os projetos com a comunidade, após participar de debates e discussões sobre o ‘Mais Cultura’ e participar de reuniões com os delegados dos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Tivemos contato com diversas culturas e etnias, índios, afro-descendentes, ribeirinhos, caiçaras, juventude, terceira idade. A integração do Erudito e Popular através de orquestras com os tambores populares de matriz africana, tocando Trenzinho Caipira, foi um dos pontos altos do evento. Encontramos gente do sul, centro-oeste, leste, com mil sotaques, o que nos deixou com muita vontade de trocar informações e firmar parcerias, esse é um dos motivos que temos que fazer um blog ou um site e termos internet nos pontos para que essas trocas beneficiem toda essa rede cultural brasileira”, destacou a diretora da Oficina-Escola.

Ideia de Fórum local permanente

Os quatro representantes dos Pontos de Cultura de Nova Friburgo também tiveram a oportunidade de trocar experiências entre si e estão avaliando a possibilidade de promoverem um Fórum permanente dos Pontos de Cultura da cidade, até porquê há representantes de Pontos de Cultura de cidades vizinhas, como Cordeiro e Cantagalo, que estão interessados em se unirem aos de Nova Friburgo.

Segundo Rose Borges, provavelmente no dia 19, os representantes dos Pontos de Cultura da cidade se encontrarão para avaliarem a viagem e traçar planos para Nova Friburgo: “até lá, vamos trabalhando. Em breve ofereceremos aulas de artesanato nos Pontos de Cultura do Centro, Olaria e Riograndina, além de curso de teatro”, contou animada.

Conselho Municipal de Cultura terá sua reunião ordinária: 14/04

Na próxima quarta-feira, 14, o Conselho Municipal de Cultura se reúne para reunião ordinária às 18 horas e 30 minutos em primeira convocação e às 18 horas e 45 minutos em segunda e última convocação, no auditório da Oficina-Escola de Artes, localizada na Praça Getúlio Vargas, 71, Centro, quando serão apresentados os resultados da primeira etapa do Censo Cultural de Nova Friburgo, iniciado no ano passado, e será discutida a substituição das cadeiras dos Conselheiros e Suplentes ausentes, conforme regimento interno do conselho, além de relato e deliberações em função da Conferência Nacional de Cultura. Também na pauta da reunião: deliberações e relato sobre a Teia Nacional dos Pontos de Cultura; apresentação das propostas enviadas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec), entre outros.

Nenhum comentário: