sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estado ameaça fechar escolas

Por sugestão do vereador Cláudio Damião, durante a Sessão da Câmara dos Vereadores do último dia 16, vários estudantes e professores do Colégio Estadual Padre Madureira se manifestaram contra a decisão da Secretaria Estadual de Educação em fechar as turmas do EJA (Educação para Jovens e Adultos) por alegação que as turmas têm poucos alunos.

A escola atende mais de 80 famílias que, por terem uma escola perto de suas casas, têm a oportunidade de voltar a estudar e assim, melhorarem suas condições de vida. Mesmo trabalhando o dia todo e ainda tendo obrigações com suas tarefas em casa e com suas famílias, encontram motivação de seguirem em frente.

Ao invés da Secretaria de Educação estimular os estudantes a concluírem seus estudos, decide fechar a escola. Não é a primeira vez que essas ameaças chegam à Nova Friburgo: o Estado também ameaçou fechar turmas nas escolas Carlos Cortes, no Catarcione e a Augusto Spinelli, no Cônego com a mesma alegação: poucos alunos nas turmas. Pela luta das comunidades, as escolas permaneceram abertas, apesar de rumores que a escola do Catarcione esteja novamente ameaçada de fechar” afirma o vereador Cláudio Damião. A mesma “sorte” não teve a população do bairro Bela Vista, que viu as atividades da escola Constantino Ferreira encerradas.

Todos os vereadores apoiaram a iniciativa e já assumiram a responsabilidade de tomarem atitudes para pressionar para que o Estado cumpra seu dever de garantir a educação e não cerceá-la.

O vereador Cláudio Damião acredita que o papel da Secretaria Estadual de Educação é inaugurar e manter escolas e não fechá-las. Ele também acredita que não importa os números e que todos os estudantes deveriam ter garantido uma escola perto de suas casas.

Um comentário:

Carlos Emerson Jr. disse...

Pois é... a gente passa o tempo todo cobrando investimento em educação e o estado resolve fechar escolas... Estamos mal!