O Governo Municipal, através da Secretaria de Ordem Urbana, Serviços Públicos e da Empresa Brasileira de Meio Ambiente S/a (EBMA), determinou que seja feita uma fiscalização rigorosa do descarte de lixo nas ruas da cidade. Para o prefeito Sérgio Xavier, essa é uma grande preocupação, uma vez que esse descarte que é feito nas ruas, além de denegrir a imagem da cidade, é um foco de transmissão de doenças.
Segundo o secretário de Ordem Urbana, Coronel Hudson Aguiar, "o Código de Posturas deve ser respeitado por todos os cidadãos e determinei que seja feita fiscalização desse descarte do lixo, com o apoio de profissionais da Secretaria de Serviços Públicos, que investigarão quem são os autores da infração, que estarão sujeitos a uma multa de mais de R$ 2 mil. Essa multa poderá ser dobrada em casos reincidentes. A infração está prevista no Código de Posturas do Município, que proíbe "obstruir vias públicas com lixo, caixas vazias, materiais velhos, lenha ou quaisquer outros detritos" e a punição será cumprida", acrescentou Hudson.
De acordo com o subsecretário comandante da Guarda Municipal, André Luis Santos, "precisamos de parcerias, seja com o contribuinte, seja com a Secretaria de Serviços Públicos, com a Guarda Municipal (que apoia as ações de posturas) e até com a concessionária, para que esse tipo de comportamento seja banido, em Nova Friburgo, pois degrada a paisagem urbana e prejudica o turismo. As novas gerações precisam ser educadas nesse sentido, para que não deixem crescer esse prejuízo ambiental", completa André Luis.
A conscientização é a melhor maneira de a população contribuir para solucionar o problema do lixo, assim como a fiscalização permanente e a educação ambiental. A Coordenadoria de Posturas possui um telefone para atendimento ao público para registrar as reclamações que é o 2525-9123. Todas as denúncias são verificadas e a Coordenadoria já lavrou quase 520 notificações, só no primeiro semestre desse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário