A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 em Nova
Friburgo tem como tema este ano “Luz, Ciência e Vida”. Foi aberta solenemente
na segunda-feira, dia 19, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na
Praça do Suspiro, com a presença de autoridades e alunos de escolas públicas e
particulares que lotaram o teatro para assistir a palestra do astronauta
brasileiro Marcos Pontes.
Promovida pela Prefeitura de Nova Friburgo e entidades
parceiras, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi aberta tendo na mesa o
secretário-geral e chefe da Casa Civil, Edson Lisboa, que representou o
prefeito Rogério Cabral; as secretárias de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, e
de Cultura, Cristina Sacchetto; a gerente do Sebrae em Nova Friburgo, Fernanda
Gripp; Caroline Fernandes, da UFF; e o coordenador do evento na cidade,
professor Edgard Bessa. Outros secretários municipais também prestigiaram o
evento, iniciado com o Hino Nacional Brasileiro.
Os pronunciamentos foram abertos por Fernanda Gripp, que
convidou a todos para as diversas palestras gratuitas previstas para o decorrer
da semana. Cristina Sacchetto destacou que todos ganham com a programação da
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia oferecida em Nova Friburgo.
Eliana Amil frisou que sua secretaria é uma das mais novas
da Prefeitura e ela promoveu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pela
primeira vez em 2013, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com público que
superou as expectativas. Em 2014, a novidade foi o aplicativo com toda a
programação e novo sucesso de público.
Iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia para
popularizar a ciência e a tecnologia, este ano o evento está sendo realizado na
Praça do Suspiro, com o objetivo de atrair os jovens “para que, no futuro,
tenhamos mais cientistas”, observou a secretária. Ela citou que a Praça do
Suspiro foi escolhida por formar o tripé Cultura (com o Teatro Municipal),
Turismo (teleférico) e Ciência e Tecnologia, onde, em terreno já desapropriado,
será erguido o Museu da Ciência e Tecnologia de Nova Friburgo.
Edson Lisboa encerrou os pronunciamentos da abertura citando
que o atual governo municipal implementou a secretaria de Ciência e Tecnologia,
que se voltou ao público, com atividades como o programa Cidade Inteligente, de
monitoramento por câmeras, e o aplicativo com a programação do carnaval 2015,
que alcançou grande sucesso. O secretário-geral parabenizou toda a equipe da
secretaria de Ciência e Tecnologia que, com parcos recursos, oferece uma vasta
programação durante a semana, juntamente com instituições parceiras.
Após a abertura oficial, a Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia de Nova Friburgo teve sua primeira atividade, a palestra “Prepare sua
equipe para vencer a crise com as técnicas da Nasa”, com o astronauta
brasileiro Marcos Pontes, que abordou um pouco de sua experiência de dez dias
na estação espacial internacional. Até o próximo sábado, 25, haverá outras
palestras, debates, mesas-redondas, exposições, oficinas interativas e
interdisciplinares, vídeos, dança, música e observação celeste no Planetário de
Nova Friburgo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário