Patrocinada pela Petrobras, passeata foi realizada em vários
municípios
Macuco iniciou a sexta-feira, 6, pedindo paz e atuando no
combate a todas as formas de violência doméstica contra crianças, adolescentes,
mulheres e idosos. Uma mobilização popular denominada Caminhada da Paz,
reunindo alunos, diretores e professores de escolas municipais, componentes do
Grupo da Terceira Idade Flor de Ipê e integrantes de comunidades de diversos
bairros, foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos
Humanos, numa ação integrando o Projeto Viva Paz.
Realizado simultaneamente em diversos municípios da Região
Serrana, entre eles Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Bom Jardim e
Santa Maria Madalena, o projeto contou com parceria da Casa da Criança e do
Adolescente de Nova Friburgo, que vem desenvolvendo um trabalho sistemático
visando à erradicação da cultura de violência existente na sociedade e
propagando propostas de paz, tolerância, respeito e amor ao próximo. O
patrocínio é feito pela Petrobras, considerada a maior empresa brasileira,
através do programa Desenvolvimento & Cidadania.
Coordenado por Dirceu Villa Nova e Marília de Oliveira,
ativistas macuquenses atuantes nas questões sociais do município, a Caminhada
da Paz obteve ótima receptividade junto à população. Com faixas alusivas ao
tema, aproximadamente 100 manifestantes saíram do bairro Volta do Umbigo e se
dirigiram à Praça Professor João Brazil, no centro, onde uma concentração
marcou a culminância do evento. Foram lidos textos reforçando a necessidade do
combate à violência doméstica, ao preconceito e seus efeitos na sociedade e ao
‘bullying’ nas escolas. Além disso, lideranças de diversas denominações cristãs
puxaram orações clamando pela paz em Macuco e região.


Nenhum comentário:
Postar um comentário