A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de
Cultura, promoveu no último sábado, 7, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, uma
cerimônia em homenagem às colônias. Participaram dos festejos o prefeito
Rogério Cabral, autoridades municipais, representantes das 10 colônias
homenageadas e da Associação das Colônias Friburguenses (ASCOFRI).
Suíça, Alemanha, Portugal, Pan Africana, Espanha, Áustria,
Hungria, Japão, Líbano e Itália foram os países que, através da colonização,
tiveram grande importância na formação de Nova Friburgo, contribuindo,
efetivamente, para o progresso e desenvolvimento do município.
Na ocasião, houve hasteamento das bandeiras dos 10 países e
também do Brasil, e execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Nova Friburgo
acompanhados pela centenária Banda Sinfônica Euterpe Friburguense, que
aproveitou o ensejo para realizar mais um concerto pelo Projeto Banda na Praça
– projeto coordenado pela Secretaria de Cultura que acontece mensalmente. Teve
ainda apresentação de dança da colônia libanesa e, para encerrar a manhã de
comemoração, um bolo foi oferecido a todos os presentes.
Para o prefeito Rogério é um prazer poder homenagear esses
povos que tanto fizeram por nossa região e pelo país. “Nossa cidade começou
graças as ações dos colonizadores que aqui chegaram e foram planejando,
construindo, até chegar a este belo lugar que somos hoje. Tudo graças àqueles
que acreditaram e fizeram acontecer. Portanto, nada mais justo do que
homenageá-los neste dia”. E acrescentou: “na logomarca da prefeitura de Nova
Friburgo temos estampadas as bandeiras dos 10 países, o que demonstra todo o
valor e importância que damos à colonização pela grandiosa contribuição à nossa
cidade”, finalizou Cabral.


Nenhum comentário:
Postar um comentário