Começou na quarta, dia 25 de novembro, a campanha “16 Dias de
ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, em Nova Friburgo. Essa é
uma mobilização anual que é praticada por diversos atores da sociedade civil e
pelo poder público. Iniciada em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160
países. No mundo todo, a campanha começa dia 25 de novembro e vai até o dia 10
de dezembro. Entre essas datas são comemorados o “Dia Internacional da Não
Violência contra a Mulher” (25), o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo
Fim da Violência contra as Mulheres” (6 de dezembro) e o “Dia Internacional dos
Direitos Humanos” (10).
Nesse período, o Centro de Referência da Mulher (CREM)
estará promovendo palestras e encontros como o “Movimento do Laço Branco” e a
“Abertura de Fotografia”. Esse ano, o Movimento do Laço Branco pretende
envolver os homens da imprensa friburguense e funcionários da Prefeitura no uso
do laço. Já a abertura da exposição de fotos produzidas por mulheres, sob a
coordenação da fotógrafa Regina Lo Bianco, será no dia 2 de dezembro, às 14h,
na sede da OAB -NF.
De acordo com a coordenadora Rosângela Cassano, “ano passado
obtivemos um resultado positivo com o envolvimento de pais, filhos e irmãos
como multiplicadores. Isso ajudou a encaminhar mulheres ao CREM. Para ela, “nestes
dias de combate mundial à violência é importante sensibilizar os homens e
agentes multiplicadores, já que é de nossa responsabilidade, enquanto
equipamento, informar, prevenir, orientar e fortalecer vínculos familiares e
/ou comunitários”.
E o CREM se coloca aberto para agendamentos, visitas,
palestras e encontros em lojas comerciais, entidades, grupos, empresas e
indústrias, com a finalidade de prestar esclarecimento sobre os 16 dias de
ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Nenhum comentário:
Postar um comentário