quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Pintores brasileiros ganham releitura em exposição de alunos da Escola SESI

Nesta quarta-feira (18), a Escola SESI abre as portas para a comunidade conhecer as obras de arte produzidas pelos alunos da Educação Básica. Estudantes do 1º ao 9º ano vão apresentar releituras de trabalhos de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Gustavo Rosa e Romero Britto. A mostra de arte intitulada “arteBrasil” poderá ser visitada das 11h às 17h.

Antes da prática, as professoras Simone Campanuci e Sandra Sicuro acompanharam os alunos em pesquisas sobre os artistas. Apresentaram vídeos sobre a vida de parte deles e incentivaram pesquisas na internet sobre a produção cultural de cada um. A ideia foi começar estimulando o interesse dos jovens e dar opções para que, quando a hora chegasse, pudessem escolher as obras favoritas para a releitura. Ao mesmo tempo, o objetivo era despertar nos estudantes o interesse pelo descobrimento da pesquisa e a liberdade na identificação com o pintor que mais gostaram.

Tudo começou com uma folha em branco e a escolha da tela”, conta a professora Sandra Sicuro, que acompanhou os alunos do 6º ao 9º ano. Ela relata que levou várias cópias de trabalhos dos pintores e deixou os alunos bem à vontade. Logo depois começaram com o desenho em lápis de cor para uma ambientação. “A partir daí todos já estavam empolgados e foi um pulo para trabalhar com as tintas, que foram compartilhadas. Cada um levou um vidrinho diferente e assim ficamos com mais trinta variações de cores disponíveis”, detalha Sandra.

A iniciativa faz parte do projeto “Que País é Esse?”, que vem sendo trabalhado nos últimos meses pela instituição. A proposta é dar as crianças conteúdo e ferramentas para reflexão por um futuro melhor para a coletividade.

A Escola SESI está localizada na Rua Teresópolis, número 248, bairro Vila Amélia, em Nova Friburgo.

Nenhum comentário: