Nesta quarta-feira (18), a Escola SESI abre as portas para a
comunidade conhecer as obras de arte produzidas pelos alunos da Educação
Básica. Estudantes do 1º ao 9º ano vão apresentar releituras de trabalhos de Di
Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Gustavo Rosa e Romero Britto. A mostra de arte
intitulada “arteBrasil” poderá ser visitada das 11h às 17h.
Antes da prática, as professoras Simone Campanuci e Sandra
Sicuro acompanharam os alunos em pesquisas sobre os artistas. Apresentaram
vídeos sobre a vida de parte deles e incentivaram pesquisas na internet sobre a
produção cultural de cada um. A ideia foi começar estimulando o interesse dos
jovens e dar opções para que, quando a hora chegasse, pudessem escolher as
obras favoritas para a releitura. Ao mesmo tempo, o objetivo era despertar nos
estudantes o interesse pelo descobrimento da pesquisa e a liberdade na
identificação com o pintor que mais gostaram.
“Tudo começou com uma folha em branco e a escolha da tela”,
conta a professora Sandra Sicuro, que acompanhou os alunos do 6º ao 9º ano. Ela
relata que levou várias cópias de trabalhos dos pintores e deixou os alunos bem
à vontade. Logo depois começaram com o desenho em lápis de cor para uma
ambientação. “A partir daí todos já estavam empolgados e foi um pulo para
trabalhar com as tintas, que foram compartilhadas. Cada um levou um vidrinho
diferente e assim ficamos com mais trinta variações de cores disponíveis”,
detalha Sandra.
A iniciativa faz parte do projeto “Que País é Esse?”, que
vem sendo trabalhado nos últimos meses pela instituição. A proposta é dar as
crianças conteúdo e ferramentas para reflexão por um futuro melhor para a
coletividade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário