A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de
Ordem e Mobilidade Urbana – SMOMU, realizou uma entrevista coletiva com toda a
imprensa nesta sa-feira, 27, na sede da SMOMU, para esclarecer a restrição
no fluxo de carretas nas vias centrais do município. Sendo assim, a partir do
dia 01 de dezembro, fica proibida a circulação de carretas das 16h às 19h, do
trevo de Duas Pedras até a rotatória do Paissandu, no sentido Rio de Janeiro,
em período experimental de quatro meses.A RJ 130 – Friburgo/Teresópolis servirá
como rota alternativa.
“Foi criado um grupo de trabalho com membros da Prefeitura,
através da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, membros da Câmara de
Vereadores e membros tanto da parte dos empregadores, do sindicato patronal dos
transportadores rodoviários, quanto dos próprios transportadores – motoristas
rodoviários. Então foi criada essa comissão de trabalho, foram feitas reuniões
e audiências públicas para tratar o assunto e houve um consenso de todas as
categorias, juntamente com a Prefeitura de fazer essa proibição no período de
16h as 19h, somente no sentido Rio de Janeiro, no trecho de Duas Pedras até à
rotatória do Paissandu”, explicou o jurídico da SMOMU, André Gripp.
O fato da determinação ter sido tomada com o consentimento
de todos os envolvidos na restrição ajudou, mas, como afirmou o subsecretário
de Mobilidade, Carlos Alberto Bayer, a secretaria ainda fez um intenso trabalho
de divulgação junto aos carreteiros.
“Nós fizemos um trabalho junto aos sindicatos de transportes
municipal, estadual e federal, além das audiências públicas e das reuniões com
os empresários. Estamos há dois meses fazendo esse trabalho informativo nos
postos policiais de entradas na cidade: Theodoro de Oliveira, Amparo, Conquista
e no pedágio das Furnas”, afirmou, Carlos Alberto Bayer.
A fiscalização, quanto ao cumprimento da medida, será de
responsabilidade da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, com o apoio do
programa Cidade Inteligente e da Polícia Militar. O motorista que infringir a
lei estará cometendo uma infração grave, que resulta em 5 pontos na Carteira
Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 127,00 e mais a retenção do veículo
para regularização. No entanto, objetivo principal é educar e informar aos
possíveis desavisados, como explicou o jurídico da SMOMU, André Gripp.
“A secretaria pode apreender o veículo até terminar o
horário de proibição de circulação das carretas, mas essa de forma alguma é
nossa intenção. Esperamos que os motoristas tenham a consciência de evitar
transitar nesse percurso e horário para evitar esse tipo de problema”, disse o
advogado.
Para o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo
César Pereira, os estudos realizados para que a medida fosse tomada fazem a
secretaria acreditar que embora o problema do trânsito em Nova Friburgo não
seja resolvido, os resultados positivos serão significativos.
“Fizemos um cálculo em que chegava a cerca de 100
carretas/hora transitando nesse trecho, nesse horário. Acreditamos que vai ter
um impacto positivo muito grande nesse horário, que inclusive é horário de
saída dos colégios e das fábricas. Sabemos que não vai resolver, porém é mais
um degrau que nós estamos galgando”, disse Haroldo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário