segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Restrição no fluxo de carretas em Nova Friburgo começará nesta terça

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana – SMOMU, realizou uma entrevista coletiva com toda a imprensa nesta sa-feira, 27, na sede da SMOMU, para esclarecer a restrição no fluxo de carretas nas vias centrais do município. Sendo assim, a partir do dia 01 de dezembro, fica proibida a circulação de carretas das 16h às 19h, do trevo de Duas Pedras até a rotatória do Paissandu, no sentido Rio de Janeiro, em período experimental de quatro meses.A RJ 130 – Friburgo/Teresópolis servirá como rota alternativa.

Foi criado um grupo de trabalho com membros da Prefeitura, através da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, membros da Câmara de Vereadores e membros tanto da parte dos empregadores, do sindicato patronal dos transportadores rodoviários, quanto dos próprios transportadores – motoristas rodoviários. Então foi criada essa comissão de trabalho, foram feitas reuniões e audiências públicas para tratar o assunto e houve um consenso de todas as categorias, juntamente com a Prefeitura de fazer essa proibição no período de 16h as 19h, somente no sentido Rio de Janeiro, no trecho de Duas Pedras até à rotatória do Paissandu”, explicou o jurídico da SMOMU, André Gripp.

O fato da determinação ter sido tomada com o consentimento de todos os envolvidos na restrição ajudou, mas, como afirmou o subsecretário de Mobilidade, Carlos Alberto Bayer, a secretaria ainda fez um intenso trabalho de divulgação junto aos carreteiros.

Nós fizemos um trabalho junto aos sindicatos de transportes municipal, estadual e federal, além das audiências públicas e das reuniões com os empresários. Estamos há dois meses fazendo esse trabalho informativo nos postos policiais de entradas na cidade: Theodoro de Oliveira, Amparo, Conquista e no pedágio das Furnas”, afirmou, Carlos Alberto Bayer.

A fiscalização, quanto ao cumprimento da medida, será de responsabilidade da secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, com o apoio do programa Cidade Inteligente e da Polícia Militar. O motorista que infringir a lei estará cometendo uma infração grave, que resulta em 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 127,00 e mais a retenção do veículo para regularização. No entanto, objetivo principal é educar e informar aos possíveis desavisados, como explicou o jurídico da SMOMU, André Gripp.

A secretaria pode apreender o veículo até terminar o horário de proibição de circulação das carretas, mas essa de forma alguma é nossa intenção. Esperamos que os motoristas tenham a consciência de evitar transitar nesse percurso e horário para evitar esse tipo de problema”, disse o advogado.

Para o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Haroldo César Pereira, os estudos realizados para que a medida fosse tomada fazem a secretaria acreditar que embora o problema do trânsito em Nova Friburgo não seja resolvido, os resultados positivos serão significativos.


Fizemos um cálculo em que chegava a cerca de 100 carretas/hora transitando nesse trecho, nesse horário. Acreditamos que vai ter um impacto positivo muito grande nesse horário, que inclusive é horário de saída dos colégios e das fábricas. Sabemos que não vai resolver, porém é mais um degrau que nós estamos galgando”, disse Haroldo.

Nenhum comentário: