O secretário de Saúde de Nova Friburgo, Rafael Tavares
Garcia, apresentou na tarde da última sexta-feira (6), no plenário da Câmara
Municipal, em audiência pública, o orçamento da secretaria de Saúde 2016 e
aproveitou a oportunidade para discutir sobre diversos temas, entre eles
políticas públicas de saúde no município, ações e desafios para o próximo ano.
O vereador Marcelo Verly, autor e presidente da primeira
audiência pública sobre a saúde, realizada para debater a proposta orçamentária
da Prefeitura para 2016, iniciou os trabalhos da casa legislativa agradecendo a
presença do secretário e das subsecretárias de Atenção Básica, Sueli Scotelaro
Porto, e Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna. Entre os diversos temas
apresentados pelo presidente da audiência, foi enfatizada a importância da
participação e contribuição do poder legislativo na gestão da saúde pública.
Ao assumir a tribuna, o secretário apresentou o orçamento de
aproximadamente R$ 124 milhões para 2016 e o trabalho que está sendo
desenvolvido entre a secretaria municipal de Saúde, a secretaria estadual de
Saúde – SES – e o Ministério Público – MP, entre outras entidades, para
solucionar e provisionar melhorias na Saúde de Nova Friburgo e, em especial, do
Hospital Municipal Raul Sertã, que atende pacientes de 13 municípios da região,
além de Nova Friburgo.
Em seu discurso, o secretário apresentou as ações
desenvolvidas para sanar o desabastecimento de medicamentos, insumos e serviços
da rede, destacando todos os processos licitatórios em andamento, que já somam
mais de 40 iniciados em sua gestão, além das diversas ações que estão sendo
planejadas para otimizar a capacidade instalada, como os contratos de
manutenção e a criação de protocolos de encaminhamento que permitem a melhoria
e democratização do acesso ao Sistema Único de Saúde – SUS.
Rafael também destacou a informatização dos setores do
hospital e almoxarifado, o que permitirá um melhor gerenciamento dos recursos,
evitando desperdícios e aperfeiçoando a busca por novas receitas oriundas de
repasses para o município. Conforme disse Rafael, “criamos uma equipe de
trabalho para atuar em conjunto com a SES, com objetivo de melhorar o
atendimento e faturamento do hospital através do credenciamento dos serviços já
realizados pela unidade. Temos capacidade de receber R$ 20 milhões em repasses
que não chegam ao município por falta de credenciamento”.
Rafael finalizou o discurso ressaltando a importância dos
indicadores de saúde como parâmetro norteador de ações e planejamento, que tem
a participação de toda equipe técnica da secretaria e Prefeitura, da SES, do
Conselho Municipal de Saúde e do Ministério Público.
Ao fim de sua apresentação, o secretário respondeu todos os
questionamentos dos vereadores presentes à audiência, que foi encerrada às 19h,
aproveitando a oportunidade para deixar as portas da secretaria abertas para
quaisquer dúvidas dos vereadores e para que o poder legislativo colabore com a gestão
e desenvolvimento da Saúde Pública em Nova Friburgo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário