sábado, 20 de fevereiro de 2016

Nova Friburgo inclui rede municipal de ensino em ação de combate ao Aedes Aegypti

A campanha nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti levou às ruas de Nova Friburgo, no último sábado (13), centenas de militares da Marinha do Brasil que, em conjunto com as equipes da Prefeitura, através da subsecretaria de Vigilância em Saúde e secretaria de Defesa Civil, promoveu a divulgação e conscientização da população quanto à importância da participação nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Na ocasião foram realizadas visitas às residências dos bairros Olaria, Bela Vista, Centro e Conselheiro Paulino, para identificação de possíveis focos e distribuição de panfletos educativos com medidas de prevenção e combate, além da fixação de material informativo em estabelecimentos comerciais. A iniciativa permitiu o levantamento de locais com possíveis criadouros do mosquito como terrenos abandonados com lixo, edificações e outros.

Na última segunda-feira (15), a Prefeitura de Nova Friburgo intensificou a campanha em reunião com diretores da rede municipal de ensino, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle, com a finalidade de que estes profissionais sejam multiplicadores das ações. O evento contou com a presença do prefeito Rogério Cabral; do secretário de Educação, Renato Satyro; do secretário de Defesa Civil, João Paulo Mori; do representante da Marinha, tenente Couto, além da equipe da Vigilância em Saúde.

De acordo com o secretário de Educação, Renato Satyro, “é sabido que este trabalho de conscientização é feito há bastante tempo nas escolas. No entanto, ao longo do tempo, vimos que as coisas foram mudando. Sendo assim, quanto mais informação tivermos e pudermos passar adiante, melhor para todos nós”, apontou Satyro. A oportunidade foi dirigida ainda à exibição de uma apresentação intitulada “Informação, Educação e Comunicação em Saúde”, que visou prestar orientações pertinentes ao tema.

Para o prefeito Rogério Cabral, “a reunião tem o objetivo de captar esforços para que consigamos atingir mais rapidamente os nossos objetivos. A partir deste movimento, acreditamos que seja possível ganhar força, já que se trata de uma questão de saúde pública de extrema relevância. E poder contar com o apoio de diretores, professores e toda equipe escolar, faz com que tenhamos plena convicção de que avançaremos significativamente no propósito de erradicar os focos do mosquito. Portanto, contar com a participação ativa da Educação, sobretudo, através de nossas crianças, será de grande importância no trabalho de replicar a campanha”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário: