terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Retomados os trabalhos com a Terceira Idade em Macuco

Nova secretária é apresentada e recebida com entusiasmo

Utilizar o termo ‘melhor idade’ é uma forma carinhosa de se fazer referência aos cidadãos da chamada terceira idade ou, mais convenientemente, aos idosos. O termo idoso, conforme a lei, faz menção às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente, o número de idosos continua crescendo já ultrapassou 10% da população total do país. Entre 1940 e 2006, o número de idosos no Brasil passou de 1,7 milhão para 18,5 milhões. A previsão é que em 2025 esse número esteja na casa de 64 milhões de pessoas. Em 2050 estima-se que um em cada três brasileiros seja idoso.


Antecipando-se ao fato de que sociedade e o poder público precisam se preparar de forma adequada para essa nova realidade, a Prefeitura de Macuco já desenvolve um trabalho especial e cujos resultados parecem ser bem absorvidos pelos idosos macuquenses, em especial aqueles que participam das atividades oferecidas pelo grupo Flor de Ipê, que conta com total parceria da Administração Municipal.

Na quarta-feira passada, 17, foram retomadas as ações da Prefeitura de Macuco para os idosos de Macuco, quando a equipe técnica saudou ‘os jovens de outrora’ com uma recepção que ofereceu a eles mensagens especiais, brincadeiras diversas, momentos de reflexão e orações e um ‘coffee break’, culminando com a dinâmica de grupo intitulada ‘O Presente’, cujo objetivo foi despertar sentimentos como companheirismo, compartilhamento e generosidade, abrindo a chance de enaltecer as qualidades de cada integrante do grupo.

Um dos momentos de maior emoção foi quando a nova secretária de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude, Jucilea Brito, foi apresentada aos participantes do encontro, que a receberam com entusiasmo e demonstrações de apoio, carinho e afeto, deixando-a com a certeza de que encontrará o acolhimento necessário para liderar a equipe e deixar a marca de seu trabalho.

Se o papel do grupo Flor de Ipê é acolher, promover o bem estar social, reforçar o emponderamento e despertar o direito da pessoa idosa, a lição está sendo muito bem recebida por todos. Parabéns também ao maestro Marcelo Romeiro Juliano, que faz um trabalho excepcional com o coral do grupo. Devo declarar que é uma alegria imensa e uma satisfação redobrada atuar com os profissionais tão competentes, dos quais destaco o profissionalismo e responsabilidade de Dirceu Villa Nova e Marília Leopoldino, que formam uma dupla indispensável para o sucesso do Flor do Ipê”, declarou Jucilea.

Nenhum comentário: