quinta-feira, 17 de março de 2016

A construção do conhecimento da língua escrita foi tema de palestra para professores municipais

Professores de 1º e 2º ano de escolaridade da rede municipal participaram na última sexta-feira, 11, de formação continuada sob o tema “Psicogênese da Língua Escrita”.


Os encontros ocorreram no auditório do Centro Administrativo César Guinle e no Colégio Cêfel, nos horários da manhã e tarde.

A formação propiciou a reflexão sobre a construção do conhecimento da leitura e da escrita a partir dos estudos da pesquisadora Emília Ferreiro, para quem a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do Sistema de Escrita Alfabético e dominá-lo.

De acordo com a pesquisadora, toda criança passa pelas seguintes fases até que esteja alfabetizada: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética.

Além de propiciar reflexões sobre o processo de aprendizagem dos alunos, tratou-se também do preenchimento dos relatórios de turma e de alunos das turmas em questão.

Os encontros foram promovidos pelas equipes de Gestão de Capacitação e Formação Continuada, e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, coordenadas, respectivamente, pelo professor Luís Felipe Martins e professora Caroline Klein.

Nenhum comentário: