Uma minuciosa auditoria realizada pela Secretaria Municipal
de Saúde, através do Comitê de Gestão, sobre a dispensação de medicamentos nos
diversos setores do Hospital Municipal Raul Sertã, identificou graves problemas
que geram gastos desnecessários à pasta, desorganização e total falta de
controle do estoque.
Após esse rigoroso processo, que também contou com incursões
em todos os setores da unidade, a Secretaria Municipal de Saúde devolveu ao
almoxarifado central todos os medicamentos encontrados em diversos setores do
Hospital Municipal Raul Sertã. Todos eles, que aparecem nas fotos que acompanham
esta matéria, estavam literalmente espalhados e desorganizados no hospital e
representam mais de R$ 250 mil em medicamentos essenciais.
A devolução dos remédios representa enorme economia aos
cofres públicos, pois, pela total desorganização, poderiam ter sido
desperdiçados, obrigando à nova compra pela municipalidade. A partir de agora,
a Secretaria Municipal de Saúde tem total controle do que entra e sai do
almoxarifado central, possibilitando que os medicamentos sejam distribuídos aos
setores certos e garantindo o retorno do excedente ao almoxarifado central, de
forma a evitar perda do prazo de validade dos medicamentos e uma expressiva
economia aos cofres públicos, já que não será mais necessário comprar
medicamentos desnecessariamente por conta da falta de gestão e controle do
estoque.
Sanado este antigo problema existente no Hospital Municipal
Raul Sertã, o Comitê de Gestão da Saúde pretende fazer diversas incursões com o
mesmo objetivo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a fim
de garantir total controle e gestão plena da saúde pública de Nova Friburgo,
uma das principais metas do Governo Renato Bravo.
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