Secretário de Infraestrutura e Logística, Angelo Jaquel
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A Secretaria de Infraestrutura e Logística finalizou
recentemente o processo licitatório para a compra de combustíveis, objetivando
suprir a frota de veículos e máquinas da municipalidade pelos próximos seis
meses.
Com isso, o Executivo municipal garantiu a compra de 220 mil
litros de óleo diesel, 120 mil litros de gasolina, além de 32 embalagens de
arla (reagente usado para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de
nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel). Os
combustíveis serão fornecidos pela Petrobras Distribuidora S/A, ao custo total
de R$ 1.226.784,00.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística, responsável por
conduzir o processo, informa que o litro do óleo diesel será adquirido por R$
3,391; da gasolina por R$ 3,980 e o da arla por R$ 63,28.
“A estimativa foi baseada em dados reais, já que o município
passou a controlar o gasto diário de combustível. Com isso, temos como prever
de forma estimada o gasto por secretaria. Além disso, estabelecemos cotas de
combustíveis para cada veículo e roçadeira, de forma que não seja prejudicado o
fornecimento dos serviços. Para o próximo certame teremos dados de uma
amostragem maior, o que vai nos garantir informação mais precisa dos gastos de
cada secretaria”, destacou Angelo Jaquel, secretário municipal de
Infraestrutura e Logística.
Para auxiliar no controle de consumo de combustível da
Prefeitura, a Secretaria de Infraestrutura e Logística elaborou um gráfico
detalhando os gastos com diesel e gasolina por cada secretaria. A pasta de
Obras, por exemplo, é a que mais consome óleo diesel. O consumo é justificável,
porque a secretaria conta com diversas máquinas e caminhões de pequeno e grande
portes realizando serviços por toda Nova Friburgo.
Já o maior consumo de
gasolina é da Secretaria Municipal de Saúde, que possui dezenas de veículos
para realizar o transporte de pacientes, servidores, insumos e materiais.
Tudo
agora está sendo controlado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, que
pretende reduzir custos e dar mais transparência aos gastos públicos.
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