O dia 01 de março pode ter sido decisivo para o Hospital de
Cordeiro. Visando à retomada dos atendimentos à população de Cordeiro, uma
comitiva liderada pelo prefeito Luciano Batatinha fez uma minuciosa inspeção
nas instalações da instituição de saúde. Participaram, a vice-prefeita Maria
Helena; a secretária de Saúde, Vânia Huguenin; o procurador Geral, Mateus
Ramos; profissionais da Secretaria de Saúde; e vereadores da Comissão de Saúde
do Poder Legislativo.
Foram mais de duas horas de visitação às áreas externa e
interna, incluindo enfermarias, cozinha, refeitório, centro cirúrgico, quartos
particulares, sala da radiografia, pronto socorro e departamentos
administrativos. Durante esse tempo, acompanhados de representantes da atual
diretoria, muitas coisas ficaram claras para as autoridades que participaram da
visita.
Após a inspeção, a comitiva chegou a uma conclusão. Embora a
direção da entidade reafirme a sua regularidade – prevendo a possibilidade de
retomar o contrato de prestação de serviços com a municipalidade – as
instalações do HAC estão absolutamente inativas e cheias de problemas
estruturais. Infiltrações no teto, rebocos se deteriorando, goteiras em algumas
dependências e utensílios e equipamentos mal conservados são apenas alguns
exemplos.
Além disso, não há pessoal em atividade e o Pronto
Atendimento está inativo, sem o registro de qualquer paciente internado ou em
tratamento. Conforme análise do prefeito e demais autoridades, essa situação
encontrada revela a total incapacidade da entidade em atender à demanda dos
serviços públicos de saúde para a população.
Com isso, o prefeito Luciano Batatinha decidiu, através do
Decreto 21/2018, oficializar a ‘Requisição Administrativa’ de toda estrutura
física, exclusivamente quanto aos bens imóveis e móveis do Hospital Antônio
Castro, com o propósito de garantir a continuidade da prestação de serviços de
saúde e, dessa forma, fazer cessar o atual risco público coletivo ao qual está
sendo submetida a população cordeirense.
“Nosso intuito é readequar toda infraestrutura do hospital
para que volte a funcionar plenamente, incluindo o Pronto Atendimento, as
internações e Centro Cirúrgico. No período da requisição, a administração do
prédio será da Secretaria de Saúde. Estamos fazendo um registro detalhado de tudo
que foi encontrado, com fotografias e filmagens relatando as condições físicas
e de funcionamento da instituição”, colocou o prefeito.




Nenhum comentário:
Postar um comentário