sábado, 9 de junho de 2018

Coordenação Ambiental realiza encontro em Cordeiro

Ações da Secretaria de Meio Ambiente foram destaque da reunião

Por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro aconteceu na segunda-feira, 4, no Centro de Educação e Proteção Ambiental de Cordeiro (CEPAC), no Manancial, a primeira reunião da Coordenação Ambiental, que contou com a presença de professores representando as escolas públicas e privadas do município.

Durante o encontro – que destacou o trabalho de Educação Ambiental iniciado em 2017, através da atuação dos educadores ambientais Altino Benício, Jacqueline Ramos e Giovana Marini – foram abordadas todas as rotinas da Secretaria de Meio Ambiente, além de também ter marcado a apresentação da coordenadora do CEPAC, professora Jacqueline Ramos, que juntamente com a equipe passou a relatar os projetos.

São várias as frentes de atuação, entre as quais merecem visibilidade o projeto EcoEnel, que consiste na coleta do lixo limpo, ofertando aos munícipes que participam um bônus na conta de energia elétrica. Em 2017 foram coletadas 9 toneladas e 700 quilos e a projeção da Secretaria de Meio Ambiente é que esse ano aja um acréscimo.


Também se destacam projetos como o ICMS Ecológico, enviado esse ano, no início do mês de abril; SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), abordando questões sobre Resíduos Sólidos e Águas Pluviais; Plano de Saneamento Básico, que está em fase de conclusão; PROVE (Programa de Coleta de Óleo Vegetal), que também vem sendo aderido pela população; PEV (Programa Escola Verde), outra iniciativa em Educação Ambiental; e PHE (Projeto Horta Escolar).

Outras investidas da equipe ambiental de Cordeiro são: a viabilização de castração de cães e gatos para a população, recuperação de nascentes, instalação de cercas de proteção das áreas de nascentes e reflorestamento, colocação de porteiras e placas de sinalização, algumas delas em parceria com os ciclistas. Além disso, também se destaca a implementação das APAS (Áreas de Proteção Ambiental), com ênfase para as que estão localizadas no Manancial, Mata do Posto e Recanto das Palmeiras.


O secretário de Meio Ambiente, Amarildo Lanes, ressaltou a importância da Educação Ambiental. Para ele, os coordenadores têm papel fundamental na conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem. “O trabalho deles está voltado a despertar nos munícipes a necessidade de valorizar a qualidade de vida através do respeito ao meio ambiente. O maior objetivo é criar uma nova mentalidade sobre como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, mantendo um comportamento capaz de garantir o equilíbrio entre homem e ambiente”, disse Lanes.

Nenhum comentário: