sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Encontro Suíço Brasileiro Rumo aos 200 Anos
Evento reforça importância do intercâmbio e prepara seminário histórico para 2010
(SECOM/PMNF) Evidentemente que haverá muita festa, exatamente à altura da celebração dos 30 anos de criação da Associação Fribourg-Nova Friburgo (AFNF) - cuja seção brasileira atualmente é presidida pelo advogado Roberto Wermelinger, secretário municipal de Agricultura. A entidade é responsável pelo intercâmbio cultural que vem sendo mantido nessas três décadas entre Nova Friburgo e o Canton de Fribourg. Sem dúvida, o clima, a partir desde sábado, 17, até a próxima terça-feira, 20, será de muita animação entre os dois povos, como sempre aconteceu em eventos similares anteriores.
Mas também o VI Encontro Comunitário Suíço-Brasileiro representa um novo marco no relacionamento do município de Nova Friburgo com o Canton de Fribourg, com o qual mantém o processo de irmanação. Muito além da visita do grupo de 330 suíços, o evento consolida algumas ações, entre as quais o retorno ao Município do friburguense Maurício Pinheiro, que está assumindo a direção da Casa Suíça em Nova Friburgo.
Escolhido após dois anos de preparativos, tendo morado em Berna por mais de seis anos, “sua função será a de desenvolver as relações entre os dois países e também reforçar o programa cultural da instituição”, diz Raphael Fessler, presidente da seção suíça da AFNF - Associação Fribourg-Nova Friburgo, que cuidou da organização da viagem.
Mas a visita, a partir deste fim-de-semana, faz parte ainda de um contexto mais amplo. Além da caravana fribourgeose, a AFNF tem outras ações para comemorar seus 30 anos: uma delas foi a participação de dez jovens friburguenses - com idades entre 14 e 18 anos - do intercâmbio de três semanas, em Fribourg, na Suíça. Estudantes da Aliança Francesa tiveram uma parte dos custos da viagem pagos pela Associação e a outra pelos próprios pais, enquanto a hospedagem foi proporcionada por famílias suíças. Eles ficaram na Suíça entre 04 e 26 de maio último.
Seminário histórico em 2010
Além disso, a AFNF pretende organizar um seminário histórico sobre a migração suíça para o Brasil. O evento, planejado para 2010, deverá ocorrer paralelamente em duas cidades suíças: Fribourg e Solothurn com a explicação baseada na história para a escolha desses dois locais: muitas das famílias que embarcaram com imigrantes do cantão de Fribourg também vinham desse cantão de língua alemã.
Para a realização do evento, dois estudiosos - um brasileiro e outro suíço - já estão convidados: Henrique Bon, autor de vários trabalhos sobre o tema como o livro ‘Imigrantes’, um ensaio histórico sobre centenas de famílias helvéticas, e Martin Nicoulin, diretor aposentado da biblioteca cantonal de Fribourg, cuja tese de mestrado, em 1975, ‘La Gênese du Nova Friburgo’, deu origem a todo processo de intercâmbio, a partir da motivação de Ariosto Bento de Mello, o padre Pierre Kealin e ainda do banqueiro René Louis Rossier, estes três últimos já falecidos.
Como se nota, o ‘En route vers les 200 ans - Encontro Rumo aos 200 Anos’ põe no caminho certo a preparação para o bicentenário friburguense, em maio de 2018, unindo desde já aqueles pioneiros da construção e o desenvolvimento de Nova Friburgo.
TRÊS DÉCADAS DE INTERCÂMBIO
A Associação Fribourg-Nova Friburgo, cuja seção brasileira que funciona no município é presidida por Roberto Wermelinger, foi criada em razão do intercâmbio cultural, iniciado na década de 1970, a partir da publicação da tese ‘La Genese du Nova Friburgo’, do historiador suíço Martin Nicoulin. Vertida para o português em 1995, e então publicada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a obra foi o principal fator de reaproximação entre os dois povos, dando início ao processo de geminação de Nova Friburgo com o Canton de Fribourg, de onde partiu, em 1819, a maioria dos colonos que vieram participar da formação do município.
O engenheiro Ariosto Bento de Mello (irmão do prefeito Heródoto) estava em viagem à Suíça, onde encontrou-se com o banqueiro suíço René Louis Rossier, o padre Pierre Kealin e o historiador Martin. Eles foram os pioneiros do movimento de integração suíço-brasileiro. Em 1977, a idéia já resultaria na realização do primeiro de uma série de encontros comunitários, com a visita a Nova Friburgo de uma numerosa delegação do País helvético.
Em 1981, foi a vez de um grupo de friburguenses visitar aquele País, enquanto nos anos seguintes eram realizados outros encontros intercalados no Brasil e na Suíça, fortalecendo cada vez mais os laços de parentesco e amizades entre os povos irmãos. “Dois povos e um só coração” é o lema que vem norteando essas três décadas de união e que certamente serão ainda mais fortalecidos nesta atual gestão municipal, a partir deste 'Encontro Rumo aos 200 anos'.
Dois prefeitos, uma senadora e dois secretários de Estado também fazem parte da comitiva
Além dos cinco grupos musicais, a caravana suíça também traz autoridades: a conselheira nacional Marie-Thérèse Meyer-Kaeli; o chanceler de estado Danielle Gagnaux; o também conselheiro de estado Pascal Corminboeuf e dois prefeitos: Pierre-Alain Clément e Jean-Claude Schuwey, além de três conselheiros comunais: Markus Baumer, Charles de Reyff e Madeleine Genoud-Page, cujos cargos correspondem a vereadores.
Também confirmaram presenças na recepção oficial à comitiva, na manhã deste sábado, 17, o Embaixador da Suíça no Brasil, Wilhelm Meier e o cônsul-geral da Suíça Roland Fischer este último, a primeira autoridade diplomática a visitar o município, este ano, uma vez que ele foi recebido pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, no Palácio Barão de Nova Friburgo, no dia 23 de janeiro.
Autoridades brasileiras também confirmaram suas presenças, entre as quais o senador Francisco Dornelles (PP), o deputado federal Marcelo Itagiba e o secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes. O governador Sérgio Cabral e o deputado estadual e Presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, também foram convidados e a confirmação de suas presenças estava sendo aguardada até o final desta sexta-feira, 16.
Os cargos suíços
Conseillère Nationale (equivalente ao cargo de senador) pelo Canton de Fribourg, Marie-Thérèse Meyer Kaelin chegou a ser Presidente do Conselho Nacional (grupo executivo de sete políticos que governam a Suíça), em 2005. Já o chancelière d’Etat Danielle Gagnaux, ocupa um cargo semelhante a de um Secretário de Gabinete do Governador de Estado, enquanto Pascal Corminboeuf é também chancelière d’Etat, mas seu cargo equivale a de um Ministro de Estado.
Os dois prefeitos da comitiva - os syndics, como se chamam na Suíça, síndicos no Brasil – são de Fribourg e Bellegarde, cidade também do Canton de Fribourg.
Carnaval europeu
Na parte artística, o coral Rosa Nova traz 46 cantores, além de cinco acompanhantes; a fanfarra La Gérinia de Marly (50 músicos e 21 acompanhantes); a Brass Band de Treyvaux (33 músicos e 14 acompanhantes), enquanto o Les Coraules de Bulle (16 dançarinos, 10 músicos, sendo quatro cornetas alpinas e um acompanhante), além de Guggenmusic Trois Canards (31 músicos e 31 acompanhantes). Esta última é uma banda musical, no estilo mardi gras/carnaval europeu e promete transformar a praça Dermeval Barbosa Moreira, na noite deste sábado, 17, a partir das 22h, num autêntico sambódromo.
Encontro folclórico História e Tradições
Além do cortejo de recepção, na manhã deste sábado evento promete agitar a praça Getúlio Vargas domingo
Nova Friburgo já recebeu, desde a manhã desta sexta-feira, 16, a primeira leva dos 330 suíços que visitam o município até a próxima terça-feira, 20. O segundo grupo estava previsto chegar até o final da noite de ontem. Serão quatro dias de intensas atividades e comemorações, não só para celebrar as três décadas de fundação da Associação Fribourg-Nova Friburgo, entidade que mantém o intercâmbio cultural com o Canton de Fribourg, mas também já como preparação do bicentenário da fundação do município, em maio de 2018.
Além da recepção na manhã deste sábado, 17, com concentração na praça Dermeval Barbosa Moreira, seguida de solenidade oficial em frente à Prefeitura, um dos pontos altos do evento será o ‘Encontro Folclórico Suíço-Brasileiro - História e Tradições’, programado para este domingo, 18, a partir das 11 horas, em toda a extensão da praça Getúlio Vargas.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Secretaria de Cultura, o evento consiste numa grande festa popular preparada não só para os visitantes, mas principalmente para toda a comunidade friburguense. Para o sucesso do evento, toda a equipe do governo municipal está empenhada em mostrar aos co-irmãos suíços, um pouco da história que os antepassados colonizadores começaram a traçar:
- Parte da história de Nova Friburgo começou na Praça. Este evento significa uma retomada ao passado, mas com um porém: vamos fazer a história viva da cidade. Sabemos das nossas origens por ouvir falar, seria como voltássemos no tempo e revivêssemos a história com os nossos co-irmãos que originaram essa saga. É um evento importante porque possibilitará aos dois povos vivenciarem o que será contado daqui há algum tempo, avaliou o secretário de Cultura, Roosevelt Concy.
A praça como cenário de uma ‘Cultura Viva’
A praça Getúlio Vargas, mais uma vez, portanto, servirá de cenário para este importante evento da construção histórica de Nova Friburgo. Ao todo, serão cinco pontos culturais distribuídos em toda a extensão da praça, onde acontecerão simultaneamente, apresentações folclóricas nacionais e suíças.
De acordo com o secretário Roosevelt Concy, “a cultura é um conjunto de padrões de comportamento, de crenças, de manifestações artísticas que não são estáticas, e sim vivas, e em constante movimento. Por isso, este encontro também está servindo para que o governo e a comunidade resgatem a valorização de um espaço comum, que é a lindíssima praça Getúlio Vargas. Será um choque cultural para todos que participarem”, enfocou.
Os pontos culturais estarão divididos da seguinte maneira: em frente à estátua de Getúlio Vargas para apresentações do grupo de ginástica rítmica da Vila Olímpica da Mangueira; de samba de roda; coco (dança popular de roda, acompanhada de canto e percussão); ciranda e jongo. Outro setor será em frente à estátua de Alberto Braune, que estará com apresentações da trupe da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo, com pernas de paus, malabaristas e contorcionistas. Já nas escadarias do Palácio da Cultura, haverá o encontro de corais, com as apresentações de Allons Chanter, Coral da Cidade, Grupo Talum, Cantomusartes e o coral suíço Rosa Nova. No coreto da praça, acontecerá o “Encontro dos Chorões” com a Camerata do Barão, formada por alunos da Oficina Escola de Artes, o grupo Meu Chapéu Virou Pandeiro e o grupo folclórico suíço, Le Courales de Bulle; e o último ponto estará próximo ao parquinho, em frente à entrada da rodoviária urbana com apresentações de folias de reis.
Oficina Escola de Artes também terá participação
O encerramento das apresentações está previsto para as 14 horas, com o cortejo de despedida, do grupo de percussão da Oficina Escola de Artes, Tambores do Barão, que sairá da Oficina Escola (prédio da antiga Câmara dos Vereadores), por volta das 13h, e seguirá até o coreto da Getúlio Vargas, onde vai acontecer uma grande roda de samba fechando o evento.
- Esta festa não é apenas um encontro cultural. É muito mais. Diz respeito a um processo de desenvolvimento do município. Os laços entre as duas cidades se estendem por 30 anos. A maior relação de amizade que o Brasil tem com a Suíça acontece em Nova Friburgo. Por isso, temos de estreitar ainda mais as relações com aquele país, não só culturalmente, mas também na área tecnológica, afirmou Roosevelt.
Para o coordenador do evento, Mario José Basto Jorge, o Marinho, “a nossa expectativa está na participação popular. Vamos mostrar a beleza de nossa cultura valorizando e fortalecendo os artistas locais. Sem partirmos para mega-produções, estamos utilizando as nossas potencialidades”, declarou.
Festa jovem
E a animação promete continuar na noite do próprio domingo, 18. Para quem tiver fôlego, a partir das 22 horas vai acontecer, no Manhattan, a Festa Jovem, integrando as juventudes de Nova Friburgo e da Suíça. Uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer bons amigos.
Marcadores:
.Arquivos 2008 / 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário