Conforme mostrou a equipe de reportagem do RJ InterTV por duas vezes, só essa semana, mesmo em período de recesso, os carros da Câmara Municipal não se encontram no pátio do prédio aos finais de semana.
A Câmara de Nova Friburgo tem 9 carros. Eles ficam a disposição de 9 dos 12 vereadores da cidade. A casa está em recesso desde o ano passado mas mesmo assim, cadê os carros? Sobram vagas no estacionamento.
No sábado ou mesmo domingo, a maioria das vagas continuam vazias.
Os carros que não estavam estacionados na garagem da Câmara não podem rodar nos fins de semana e feriados. Isso é o que diz uma portaria publicada no Diário Oficial em junho do ano passado e assinada pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, Sérgio Xavier, que inclusive já foi publicado por aqui (clique aqui)
Há denúncias das mais variadas quanto à utilização desses carros, que vai desde a ida ao cabeleireiro, passando por mulher dirigindo o carro oficial, carros parados em estabelecimentos comerciais aos finais de semana...
Eu pergunto a vocês: Atualmente, nós temos alguma vereadora na Câmara?
Vale lembrar que a manutenção, bem como a gasolina desses carros vai para a conta do povo.
O art. 99 do Código Civil elenca três categorias de bens públicos: os de uso comum do povo, os de uso especial e os dominicais.
Não é justo o friburguense andar em ônibus com tantos anos de circulação, pagar uma passagem exorbitante, e ainda assim "bancar" as despesas dos carros da Câmara em situações extraoficiais.
E com toda essa tecnologia do século XXI não vale a história "estava em viagem", porque basta acessar a internet, usar o celular, que está estabelecida a conexão com a nossa cidade.
O papel do vereador é o de representar o povo, criando leis e fiscalizando as ações do Poder Executivo. Mas será que a população também tem o hábito de fiscalizar o que cada vereador anda fazendo? Alguns dizem que não tem tempo, já outros concordam que tem que haver uma fiscalização. Ora, meu povo! "Não ter tempo" significa não se importar com o que é feito com o seu dinheiro.
Como diz a matéria do TJ InterTV, Ficar de olho não significa achar que algo está errado. É simplesmente fazer valer o seu voto. Afinal, como lembra José Sérgio Niedo, presidente da Assossiação Brasileira de Assistência ao Consumidor, o eleitor paga o salário dos políticos..
E nós pagamos bem! Me corrija algum vereador se eu estiver equivocada, mas só o salário de um vereador é de R$ 7.500 por mês. Só o salário, fora todos os benefícios, assessoria etc.
Portanto, vamos fiscalizar! Encontraram algum carro da Câmara rodando final de semana? Anotem a placa, onde estava, horário, se possível, quem estava com o mesmo.
Do jeito que está, está uma VERGONHA!
O vídeo do Portal in360:
Nenhum comentário:
Postar um comentário