domingo, 11 de março de 2012

Prefeitura refaz asfalto da Rua Presidente Vargas em Olaria

Há um ano a principal via do bairro recebeu asfalto de baixíssima qualidade, que estava derretendo, e causava vários transtornos aos moradores e comércio da localidade

Uma antiga reivindicação dos moradores de Olaria está perto de ser completamente atendida. O prefeito Sérgio Xavier esteve no bairro naa quarta-feira, 07 de março, para fiscalizar a finalização da obra de recapeamento asfáltico que está sendo realizada na Rua Presidente Vargas, a principal via de Olaria.

A ida do prefeito ao local faz parte das ações do Gabinete Itinerante, instaurado por Sérgio Xavier, desde que assumiu o governo em novembro do ano passado. O Gabinete Itinerante tem por objetivo acompanhar de perto as principais demandas dos bairros de Nova Friburgo e averiguar a forma que as ações estão sendo feitas, e se essas estão efetivamente atendendo à população.

A Rua Presidente Vargas, em Olaria, havia recebido em 2010, há cerca de um ano, a aplicação de asfalto de baixíssima qualidade, resultado de uma emulsão asfáltica errada, fato este que acarretava vários transtornos aos moradores do bairro. Quando o dia era de muito sol, muito comum principalmente no Verão, o asfalto da Rua Presidente Vargas literalmente derretia, segundo relatam os moradores. Assim, as pessoas que passavam pela rua ficavam sujas com piche, além da via estar afundando com o peso dos muitos carros que transitam pela via.



Segundo o prefeito Sérgio Xavier, essa era uma demanda que estava agendada no cronograma do Gabinete Itinerante, e nesta quarta-feira está quase finalizada, falou o prefeito, verificando de perto os caminhões que derramavam o novo asfalto, de qualidade superior. “É lamentável essa situação. Além de tudo o que temos que fazer por Nova Friburgo precisamos parar para consertar o trabalho negligente de outra gestão. E isso custa dinheiro ao erário público. Mas a população não podia mais continuar sofrendo com isso. Por isso estamos aqui hoje, para nos fazermos presente e consertar o erro de outra administração. Com certeza esse conserto, na Rua Presidente Vargas, representa menos um problema para a população, diante de tantos que combatemos constantemente todos os dias”, afirmou o prefeito.

Confirmando o que o prefeito disse, a aposentada Maria Aparecida Souza, moradora de uma transversal à rua Presidente Vargas, comemorou a nova rua, mas antes contou um pouco sobre o que os pedestres de Olaria vinham passando: “Antes, no governo do Demerval, foi colocado esse asfalto aí, que nós apelidamos de chiclete porque era grudento, derretia em dia de muito sol, era um nojo. Uma sujeira. Vi muita mulher ficar com o sapato grudado na pista. Muita gente teve que jogar roupas boas no lixo porque o piche grudado não saia por nada. Agora está entrando um asfalto direito, decente”, comemorou a aposentada.

O secretário especial de Ação Integrada do Cônego, Cascatinha e Olaria, Rafael Guimarães Rodrigues, também esteve presente na visita ao local, junto ao prefeito. “Estamos colocando um material bom, de qualidade. Essa é uma reivindicação antiga da população. Esse asfalto que estava era muito constrangedor, o sapato das pessoas ficava grudado na pista, elas colocavam papelão para poder passar”, lamentou o secretário. Também esteve presente durante a averiguação das obras César Barros, superintendente da Autarquia Municipal de Água e Esgoto de Nova Friburgo, Amae, que afirmou que no máximo em dois dias a nova rua será entregue à população.

Ainda segundo o secretário Rafael Rodrigues, também foi feita a pavimentação asfáltica na Rua Goiás, onde foi realizada também a reconstrução da rede de águas pluviais, que conta com mais de 44 metros de rede. A próxima via a receber melhorias é a Rua Manoel José da Cunha, no Cônego.

A Rua Presidente Vargas, além de ser a principal de Olaria devido ligar as várias partes do bairro, é onde estão localizadas as principais lojas, e ponto de realização da feira popular. Dessa forma, a via conta com tráfego intenso de veículos e pedestres, em todas as horas do dia. É considerado o “coração do bairro”, por onde circulam também milhares de pessoas que vão a Olaria para comprar as peças de roupas do Pólo de Moda Íntima, instalado no bairro, e que gera muito trabalho e renda para o município.

Nenhum comentário: