terça-feira, 3 de abril de 2012

Centro de Atendimento à Educação Especial de Nova Friburgo

Prefeitura inaugura nesta terça, o primeiro Centro de Atendimento à Educação Especial de Nova Friburgo

No último ano, a Escola de Ensino Especial Neusa Goulart Brizola sofreu com a possibilidade de fechamento da Unidade, o que muito preocupou aos professores, pais de alunos, e à comunidade de modo geral. Sensibilizado com a situação, o prefeito Sérgio Xavier aceitou prontamente a proposta da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) de municipalizar a Escola, o que ocorreu oficialmente em 02 de janeiro deste ano.

Feito isto, ainda havia mais um desafio a ser enfrentado pela equipe do Neusa Brizola: retornar ao antigo prédio, localizado nos fundos da Universidade Federal Fluminense (UFF), que havia sido interditado pela Defesa Civil após as chuvas de 2011.
Agora, com o prédio recuperado, na terça-feira, 3 de abril, o prefeito Sérgio Xavier e o secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, promovem uma solenidade de inauguração simbólica do trabalho realizado na Escola Estadual Municipalizada de Educação Especial Neusa Goulart Brizola.



A diretora da unidade, Fátima Cristina Santos Pereira, esclarece que o espaço da escola funcionará, na verdade, como o primeiro Centro de Atendimento à Educação Especializada de Nova Friburgo. Em parceria com o Serviço de Estudo e Atendimento Psicopedagógico (SEAPp), e a equipe do Programa de Educação Especial, a escola atenderá alunos portadores de deficiência intelectual, visual, auditiva e física, em contraturno à escolarização, ou seja, estes alunos deverão estar inseridos também na rede municipal ou estadual de ensino.

A Escola funcionará nos dois turnos (manhã/tarde), oferecendo oficinas de artesanato, leitura, teatro, música e psicomotricidade, com duração de uma hora e meia cada e supervisão de um profissional especializado. Além disso, a escola ainda oferecerá serviços de fonoaudiologia e odontologia, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), e cursos de libra, em parceria com o Sesi, braile e soroban. Todos os cursos são abertos a alunos e responsáveis, e também aos profissionais da rede municipal e estadual de ensino.

O trabalho deste Centro de Atendimento à Educação Especializada visa o desenvolvimento progressivo destes jovens e adultos portadores de necessidades especiais, em paralelo à inclusão dele na sociedade, o que acontece na escola. O Governo Federal, através do Programa de Educação Inclusiva Direito Adversidade, promove a formação continuada de gestores e educadores das redes municipais e estaduais de ensino, para que sejam capazes de atender com qualidade e incluir nas classes no ensino regular, os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Nenhum comentário: