terça-feira, 3 de abril de 2012

Prefeito acompanha Mutirão da Saúde no Cordoeira

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo segue com os mutirões da saúde. Desta vez foi a unidade básica do Cordoeira a receber mais um mutirão. Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira, dia 29, beneficiando as mulheres com atendimentos de ginecologia, a fim de dar cabo a toda a demanda reprimida. Na sexta-feira, dia 30, foram feitos os exames preventivos de câncer de colo de útero.

No sábado, dia 31, os trabalhos continuaram com a presença do prefeito Sérgio Xavier e do secretário de Saúde, Renato Abi-Râmia, que prestou atendimentos de pneumologia, sua especialidade. Também participaram, a ginecologista Rosane Queiroz; a clínica Fátima Aparecida; a fisioterapeuta Fátima Figueiredo; a nutricionista Sirlene Morgado e a dentista Ivana Folly. Ainda foram prestados atendimentos de avaliação de feridas, aferição de pressão e teste de glicemia, além de ser servido café da manhã para os hipertensos, que têm atenção especial durante todo o ano naquela unidade básica de saúde.

Aproximadamente 400 pessoas se beneficiaram dos serviços prestados no Mutirão da Saúde, não só do Cordoeira como também de outros bairros. “O atendimento aqui é feito com amor. Eu venho sempre tratar do diabetes e o mutirão é bom para a comunidade”, disse Otoni Oliveira da Silva, de 61 anos, porteiro aposentado, que mora na Fazenda da Laje. “Eu venho aqui fazer curativos e tudo é feito direitinho”, comentou Alaíde Emerick, de 73 anos, aposentada, residente no Alto de Olaria, que aproveitou o mutirão para mais curativos na perna.

O prefeito comentou o que viu no sexto Mutirão da Saúde realizado no município desde que assumiu o governo municipal, em novembro de 2011. Para Sérgio Xavier, o sucesso dos mutirões foi mais uma vez comprovado com a boa adesão da população. Depois de São Geraldo, Riograndina, Conselheiro Paulino, Olaria e Amparo, o mutirão do Cordoeira inovou, com atendimentos também durante a semana para colocar a demanda em dia.

"Eu estou feliz por ver as pessoas atendidas nas especialidades que precisam, principalmente as mulheres", observou o prefeito, enaltecendo a participação direta do secretário de Saúde, Renato Abi-Râmia. “Muitas pessoas que não eram atendidas há muito tempo estão conseguindo o atendimento nos mutirões”, arrematou Sérgio Xavier, explicando que esses mutirões não devem continuar, pois o objetivo é colocar a demanda em dia, e posteriormente as pessoas poderão fazer a marcação das consultas por telefone, através do cartão do SUS.

Todas as pessoas atendidas nos mutirões estão sendo cadastradas para que possam receber o tratamento pelo cartão do SUS, válido para todo o território nacional.

Na saída da Unidade Básica de Saúde do Cordoeira, Sérgio Xavier e Renato Abi-Râmia manifestavam suas expectativas de acabarem com as filas desde a madrugada nos postos de saúde após a realização dos mutirões.

Nenhum comentário: