segunda-feira, 28 de maio de 2012

Equipe da Secretaria de Assistência Social trabalha com desabrigados de 2007

Uma equipe técnica da Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo, liderada pela advogada Carla Künzel e pela psicóloga Ana Carina, foi constituída para atender aos desabrigados remanescentes do desastre ambiental de 2007. Os trabalhos se concentram nas casas da Granja Spinelli e Lagoa Seca.

A equipe atuou nas primeiras casas construídas na Granja Spinelli, a chamada Granja Spinelli 1. A primeira providência foi junto aos Correios, para obtenção do CEP, a fim de que os moradores pudessem receber correspondências, o que já ocorre. Depois disso, os componentes da equipe fazem um levantamento da situação de cada casa, trabalho esse que está sendo feito em conjunto com o Departamento Jurídico da Secretaria de Assistência Social.

"Algumas casas já foram legalizadas e os moradores receberão a escritura; já as que estão com situações desajustadas, deverão ser regularizadas. Uma dessas casas será transformada na sede da associação de moradores, que terá apoio para composição da diretoria e instalação de equipamentos. Já há, inclusive, verba para essa finalidade, através de projeto que prevê etapas a serem cumpridas. Esse trabalho terá continuidade nas casas que estão sendo construídas atualmente, a chamada Granja Spinelli 2", explica Carla Künzel.

Ainda há no local cerca de 30 famílias remanescentes do evento climático de 2007, que recebem aluguel social de R$ 200,00 da Prefeitura de Nova Friburgo, sendo que a partir do momento que ocuparem os novos imóveis cessará esse aluguel social.

Na Lagoa Seca, o trabalho da Secretaria de Assistência Social é o mesmo e será iniciado depois da primeira visita feita pela equipe de Carla Künzel e Ana Carina: resultará na regularização dos imóveis com relação às vítimas de 2007. Já foi levantada no local a situação da falta de ônibus urbano, pois a linha foi suspensa devido à queda de parte da rua de acesso, e a recuperação foi solicitada à Secretaria de Obras.

Nenhum comentário: