quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cinema de Cordeiro começa a se tornar realidade

Graças ao projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura, que tem à frente o professor e artista plástico Allessandro Concencio, Cordeiro foi um dos primeiros municípios selecionados no projeto ‘Cinema da Cidade’, do ‘Programa Cinema Perto de Você’, e irá receber um complexo cinematográfico de primeiro mundo.

O sonho se torna realidade através de parceria que envolve as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura, o Ministério da Cultura, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), e a Caixa Econômica Federal. A Secretaria Estadual inclusive já anunciou que os três primeiros municípios contemplados são Saquarema, Cordeiro e São Fidélis.

A escolha de Cordeiro foi fruto de uma seleção da qual participaram 30 outros municípios com população entre 20 e 100 mil habitantes. O comitê responsável chegou aos selecionados a partir da análise de diversos critérios aos quais os municípios deveriam atender.

O complexo cinematográfico de Cordeiro será construído no Bairro Rodolfo Gonçalves, em terreno da Prefeitura, localizado ao lado da Câmara Municipal, e contará com duas salas de exibição, banheiros, pórtico, café/bomboniére, administração, bilheteria e sala multiuso.

Recentemente, estiveram visitando o local a arquiteta Lea Suzana Scheinkman, da Caixa Econômica Federal, o também arquiteto Pedro Melecchi, da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual de Cultura, e o representante da ANCINE e do Programa Cinema Perto de Você, Gil Vicente Vaz Oliveira. Além de Allessandro Concencio, acompanharam a equipe técnica os secretários municipais Leno Figueira (Obras) e Anderson Castro (Serviços Públicos). Na ocasião, o representante da ANCINE, Gil Vicente, disse que Cordeiro será um dos primeiros municípios do Brasil a ser contemplado com o complexo cinematográfico.

A equipe técnica fez questão de visitar o antigo Cine Madrid, atual sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, para conhecer os equipamentos que eram utilizados na projeção de filmes no extinto cinema. Foi sugerido que os mesmos sejam expostos no novo complexo, num espaço que valorize a história do inesquecível Cine Madrid.

O complexo será de propriedade pública do município e deverá contar com duas salas de exibição, preferencialmente digitais, cuja administração será feita por empresas exibidoras, a serem escolhidas através de licitação.

Nenhum comentário: