A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro está realizando a poda estratégica, bem como a cicatrização dos galhos podados, das árvores da espécie Extremosa (Lagerstroemia indica), que integram a arborização urbana da cidade.De acordo com o secretário Lauro Conde, trata-se de uma operação necessária e recomendada para esta época do ano, para que haja rebroto da parte vegetativa e o consequente florescimento.
Lauro explica que o cicatrizante empregado á a pasta bordalesa, uma mistura de sulfato de cobre, água e cal, que não causa agressões ao meio ambiente e possui comprovada eficiência sobre diversas doenças fúngicas e também ação contra infecções por bactérias e determinadas pragas.
O secretário informa também que a Secretaria de Meio Ambiente pretende replantar mudas da mesma espécie nos locais onde houve corte de exemplares condenados, por porte agressivo ou envelhecimento, para melhor compor a paisagem das vias públicas.
A extremosa é uma planta nativa da China e da Índia. A espécie foi introduzida nos Estados Unidos em 1790 e é cultivada hoje em dia como árvore ornamental. No Brasil, é utilizada amplamente em arborização urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário