sábado, 1 de novembro de 2014

Rio Rural incentiva expansão da avicultura no Noroeste

Ação faz parte do plano de desenvolvimento da cadeia dos orgânicos na região

Maior produtor estadual de ovos e de carne de frango, o município de São José do Vale do Rio Preto (Região Serrana) recebeu 40 agricultores familiares e técnicos de 14 municípios para uma excursão técnica a criatório de aves orgânico certificado pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG/Abio). O evento foi promovido em 14 de outubro pela Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas, fórum articulado pelo Programa Rio Rural que reúne instituições parceiras do setor agropecuário, com o objetivo de estimular a criação de aves de corte e de postura nos sistemas alternativos.

Organizada pelos grupos de trabalho de formação agroecológica e de produção animal da Rede de Pesquisa, a atividade incluiu palestra sobre produção de ração orgânica e uma visita às instalações do sítio Anahata, do avicultor Benedito Leônidas Luz (conhecido como Kiko), onde existem cerca de 400 galinhas poedeiras e de corte das raças Isa Brown e Label Rouge.
Foto: Paulo Filgueiras
Ser produtor orgânico não significa apenas abolir o uso do agrotóxico. É a adoção de princípios agroecológicos a partir do uso responsável dos recursos naturais e do respeito às relações sociais, culturais e trabalhistas. No manejo das galinhas, prioriza-se o bem estar animal”, explicou Kiko, que também é médico veterinário da Emater-Rio, cedido ao Núcleo de Defesa Agropecuária de Petrópolis.

Ana Paula Pegorer, engenheira agrônoma e consultora do Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural, destaca que o Noroeste é uma região com potencial avícola, por ter áreas disponíveis para esse tipo de criação. “O propósito da visita foi mostrar aos agricultores que esse sistema orgânico é perfeitamente possível. Aqui temos criação de aves em instalações simples, com acesso a piquetes e utilizando complemento alimentar como resíduos orgânicos de origem vegetal e ração. Todas as boas práticas são aplicadas com ênfase em sanidade preventiva”, defendeu.

João Batista da Silva produz olerícolas e cria porcos e galinhas caipiras na microbacia Ribeirão São Lourenço, em Natividade, com apoio do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) do Sebrae-RJ, parceiro do Rio Rural na execução do Plano de Desenvolvimento da Cadeia de Orgânicos. Após a visita, ele já decidiu fazer modificações na pastagem das galinhas. “Foi uma visita muito positiva. Aprendi bastante e já estou aplicando o que observei na prática. Vou introduzir o capim tifton nos piquetes das galinhas, justamente por ter maior teor de proteína”, disse.
Foto: Paulo Filgueiras
No dia seguinte, o grupo visitou o Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Sipa), mais conhecido como Fazendinha Agroecológica, em Seropédica, na Região Metropolitana. Mantido através de convênio entre Embrapa Agrobiologia, Pesagro-Rio e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), o espaço é referência nacional no desenvolvimento e na aplicação de tecnologias para a produção orgânica vegetal e animal.

Além dos agricultores do Noroeste Fluminense e de Trajano de Moraes, na Serra, participaram da excursão técnicos da Emater-Rio, Defesa Agropecuária, Sebrae-RJ, das prefeituras do Noroeste, da Cooperativa Cedro e consultores do Rio Rural.

Nenhum comentário: