domingo, 17 de abril de 2016

Campanha de vacinação contra Gripe Influenza tem início dia 25 em Nova Friburgo

A campanha de vacinação contra Gripe Influenza terá início dia 25 de abril, em Nova Friburgo, para um grupo específico: gestantes, crianças de seis meses a cinco anos e pacientes renais crônicos. A quantidade de doses da vacina prevista para Nova Friburgo é de 47 mil. A data prevista pelo Ministério da Saúde para o início da campanha nacional é 30 de abril, considerado dia “D”, e vai até o dia 20 de maio nas redes de Saúde.

O cálculo das doses se baseou nos grupos de risco e nos doentes crônicos, não sendo possível, portanto, abrir a vacinação para outros grupos. São considerados vulneráveis crianças menores de 5 anos, indígenas, detentos do sistema prisional, idosos, pessoas com doenças graves, gestantes e profissionais da área da saúde.

O funcionamento dos postos de saúde foi dividido da seguinte forma: em Conselheiro Paulino, o Posto Waldir Costa atenderá das 8h às 17h, de segunda a sexta, assim como os postos Tuney Kassuga, em Olaria, e Silvio Henrique Braune, no Centro. A unidade de São Geraldo, Copertino Nogueira, funcionará às terças e quartas-feiras na parte da manhã. A Unidade do Cordoeira, Ariosto Bento de Mello, ainda está definindo os dias em que irá abrir, provavelmente duas manhãs na semana.

Há duas vacinas contra a gripe: a trivalente e a tetravalente (ou quadrivalente). A Trivalente contém os vírus A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B (subtipo Brisbane). Na Tetra ou Quadrivalente, a diferença é que ela contém 2 vírus Influenza B (subtipos Brisbane e Phuket). Para Nova Friburgo, foram disponibilizadas as vacinas trivalentes. Vale observar, que o componente A (H1N1) está contido nas duas. Essas vacinas estão indicadas para todas as pessoas, exceto para bebês com menos de 6 meses de idade. Dependendo do fabricante da vacina, um dos tipos da tetra só pode ser dado para crianças maiores de 3 anos de idade. A Trivalente pode ser dada para todos acima de 6 meses. Crianças de 6 meses a 1 ano tem que tomar duas doses com intervalo de 1 mês.

A vacina leva, em média, de 2 a 3 semanas para fazer efeito. Recomenda-se que as pessoas com febre aguardem a resolução do processo para receber a vacina. Quem está tomando antibiótico deve conversar com seu médico e seguir as orientações específicas para cada um. As pessoas com alergia comprovada ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.

É importante ressaltar que a vacina não causa gripe, ao contrário do que muitos acreditam. A vacina é composta por fragmentos dos vírus ou por vírus mortos, e por isso não dá gripe. O que ocorre é que como a vacina é aplicada numa época em que há muitos vírus circulando, as pessoas ficam mesmo mais gripadas. Esta vacina, em geral, não causa sintomas de desconforto depois. As reações são bastante individuais, sendo que algumas pessoas podem apresentar febre, mal-estar e um pouco de dor no local da aplicação.

Nunca é demais lembrar que, além de se vacinar, outros cuidados devem ser tomados, tais como: lavar as mãos com frequência; ventilar os ambientes (se estiver em transporte público, ônibus, trem ou metrô, abra as janelas); evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca; quando tossir; tapar a boca com o antebraço e não com as mãos; tomar mais água que o habitual; comer de forma saudável; dormir bem e praticar esportes.

Nenhum comentário: