sexta-feira, 22 de abril de 2016

CIS-SERRA promove mais um encontro entre prefeitos

Criado por prefeitos da Região Serrana em 2004, o CIS-SERRA (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana) tem como intuito aproximar e fortalecer as ações de saúde em suas mais variadas vertentes, sejam elas a compra de insumos ou a prestação de serviços. A instituição conta com aprovação de 16 municípios, através de leis municipais sancionadas por cada uma das administrações consorciadas.

Visando a garantia de mais investimentos no setor de saúde, um novo encontro foi realizado entre os prefeitos que compõem o grupo e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, no último sábado, dia 16, no município de Bom Jardim. Foram colocados em pauta inúmeros temas, entre os quais a solicitação, junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, de três ambulâncias equipadas com UTI, sendo duas para atendimentos a adultos e uma para crianças.

Outras questões abordadas durante a reunião dizem respeito às tentativas de viabilizar, também junto às autoridades de saúde da capital, a aquisição de dois veículos para o transporte de pacientes; a retirada do papel e colocação em prática da estruturação de uma Clínica de Família que garanta a criação do Centro de Imagem da Região Serrana; e recursos para a compra dos equipamentos desse centro.

O CIS-SERRA tem como integrantes, os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes. 

Os dirigentes afirmam que é preciso apoio para superar as dificuldades financeiras por causa da crise econômica que assombra as administrações e continuar pensando as ações de saúde de forma regionalizada, já que todos os municípios possuem carências nesse segmento.

Durante o encontro, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, relembrou ao secretário Luiz Antônio que essa união de forças é indispensável e pode significar uma tábua de salvação para os problemas de saúde vividos pelas populações da região. “Quando pensamos de forma conjunta, os resultados superam as expectativas e no caso do CIS-SERRA também deve ser assim. O objetivo é que unidos tenhamos força para superar os problemas inerentes à saúde”, disse Lengruber.

Nenhum comentário: