sábado, 9 de abril de 2016

Prefeitura oferece novos serviços online através da Plataforma Meio Ambiente Digital

A Prefeitura de Nova Friburgo, com foco na reestruturação e modernização da administração pública, deu mais um importante passo para agilizar os trabalhos internos e também a vida da população friburguense. No final do mês de março, foi lançada a Plataforma Meio Ambiente Digital, instrumento que reúne um conjunto de serviços, de forma online, e oferece aos usuários maior comodidade.

O sistema é amplo e agrega um banco de dados completo, permitindo que todo o trâmite dos projetos de engenharia seja feito pela internet, desde o protocolo de entrada, emissão das guias de pagamento, até as informações geoambientais. Tudo de maneira detalhada, transparente e em tempo real para proprietários, engenheiros, arquitetos e demais envolvidos no processo. Assim, somente ao final o mesmo precisará ser impresso, o que representará um enorme ganho – primeiro, em meio ambiente, com a economia de papel; depois, com a diminuição significativa dos prazos.

Esse sistema integra o projeto de modernização da gestão pública, que é uma iniciativa voltada essencialmente para facilitar o dia a dia do contribuinte. Através dele será possível acompanhar tudo de qualquer lugar, inclusive pelas redes móveis, o que dará muito mais eficiência aos processos. O sistema agrega, ainda, um banco de dados completo, que inclui geoinformações e informações georeferenciadas a respeito do clima, trânsito, comércio, turismo, e disponibiliza diversos arquivos para download.

Em uma segunda fase, o sistema entrará para a etapa do sensoriamento remoto, onde tudo poderá ser controlado remotamente, entre eles, a qualidade do ar, da água, do esgoto, dos ruídos. Efetivamente, a plataforma estará conectada às pessoas, oferecendo infinitas possibilidades.

A implementação será realizada de forma gradual a partir de 18 de abril, onde será possível a tramitação de 5 processos iniciais, ainda de forma experimental para que possam ser feitos os ajustes necessários. A tramitação de processos a serem implementados nesse início são os de construções: unifamiliar; multifamiliar; mistas; comerciais e industriais, além dos processos de cortes de árvore.

Para acessar a plataforma, o contribuinte deve usar o seguinte endereço eletrônico: meioambientedigital.pmnf.rj.gov.br. Nele são apresentados de forma clara e didática os tutoriais para utilização do sistema.

Nenhum comentário: