segunda-feira, 18 de abril de 2016

Prefeito participa de encontro de prestação de contas com empresários de Campo do Coelho

O prefeito Rogério Cabral participou de mais um encontro de prestação de contas da Prefeitura de Nova Friburgo – responsabilidade com o dinheiro público, desta vez feita com empresários de Campo do Coelho, na manhã de sexta-feira, dia 15, na Pousada Recanto das Flores, na estrada que liga Nova Friburgo a Teresópolis, a RJ-130, na altura da entrada de Cardinot. Acompanharam o prefeito o subsecretário de Comunicação Social, Bruno Mayer, e o subsecretário de Agricultura, Isaías Martins. A organização e apresentação foi de Osvaldinho Pacheco, da equipe da Secom, que numerou algumas obras realizadas pelo atual governo municipal na região do 3º distrito. O anfitrião Elson Teixeira da Silva deu as boas-vindas aos presentes, enquanto Bruno Mayer apresentou um vídeo mostrando como a prefeitura foi encontrada e a situação atual.

O prefeito expôs aos empresários presentes que pegou o município numa situação muito difícil e o povo precisa saber o que está sendo feito e dando certo. A cidade estava destruída e ele ainda encarou as crises política e financeira. No entanto, a Prefeitura de Nova Friburgo está cem por cento em dia com funcionalismo e fornecedores.


Com auxílio de um vídeo, Rogério Cabral mostrou dívidas anteriores, que recebeu ao tomar posse, como FGTS, INSS, precatórios, TRT – pagamentos judiciais, TJRJ e Pasep, num total pago de R$ 129 milhões. Sem contar o caso da Nitcoop, em que o atual governo municipal já teve que pagar R$ 6 milhões de dívidas.

A partir de um projeto de modernização da gestão pública e melhoria do equilíbrio fiscal que implantou, Rogério Cabral começou a colher os frutos. As contas da Prefeitura de Nova Friburgo de 2014 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A aplicação de recursos em Educação e Saúde, por exemplo, está acima do estabelecido por lei. Houve avanços em índices de desenvolvimento (Nova Friburgo avançou mais de mil posições no país); compra de 200 computadores novos e outros 600 em processo de licitação; o IPTU na internet e o Portal da Transparência, que deve levar Nova Friburgo para os primeiros lugares no estado; o projeto Cidade Inteligente, com rede de monitoramento da cidade de alta tecnologia, projeto que ainda será ampliado; Sala do Empreendedor, com mais de mil atendimentos em três meses; Lei de Incentivo à Produção de Cervejas Artesanais; turismo – escritório de divulgação na cidade do Rio de Janeiro, Natal da Serra, Carnaval da Família e vem aí a passagem da tocha olímpica em 30 de julho; agricultura familiar, tendo o município uma das secretarias de Agricultura mais estruturadas do estado; renovação da frota e equipamentos; e a usina de asfalto a quente.

O prefeito comentou também a construção de cinco novas creches e a reforma de outras três; a construção de três novas escolas e a reforma de outras quatro; obras, como a drenagem na Praça do Suspiro e no setor de Saúde (está previsto um novo posto de saúde em Campo do Coelho); a construção de pontes – 29 pelo estado e 21 pela prefeitura; a obra do Rio Bengalas e Córrego Dantas e unidades habitacionais, estas duas em parceria com os governos do estado e federal; o Plano Diretor revisado, inclusive apresentado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington; a solução dos concursos de 1999 e 2007, com a convocação dos candidatos, e a realização do concurso de 2015 por licitação, com contratação dos candidatos pelo regime estatutário.
Tudo isso, frisou o prefeito, numa situação de perdas de arrecadação e ele só consegue governar devido ao contingenciamento feito com sua equipe no início do governo. Tanto que ele ficou entre os cinco finalistas do Sebrae no Estado do Rio de Janeiro.

No debate com os presentes, ainda foram tratados assuntos como a Central de Hidratação em funcionamento no Hospital Municipal Raul Sertã, que atende as pessoas acometidas de dengue; a Secretaria Municipal de Assistência Social, que é referência no estado; a ponte da localidade de Centenário, no 3º distrito, que está sendo ampliada; asfaltamento em Nova Suíça, Santa Luzia, Olaria e segue para Varginha e pelo interior do município; e obra do Hospital do Câncer, que continua, apesar da crise no estado.


Rogério Cabral encerrou o encontro dizendo que “hoje, a Prefeitura de Nova Friburgo está equipada e planejada”.

Nenhum comentário: