domingo, 24 de abril de 2016

Síndrome de Uner Tan (UTS)

Há alguns anos, a BBC fez um documentário mostrando uma família turca que se locomove de quatro. Isso mesmo, são quadrúpedes. O assunto chamou a atenção do mundo inteiro, claro.  E enquanto alguns cientistas afirmavam que esta rara condição devia de ser algum tipo de lesão cerebral, outros diziam que possivelmente estaríamos perante um caso de “involução humana”, o que foi descartado mais adiante.

Esta condição é conhecida como Síndrome de Uner Tan e as suas características não se limitam ao quadrupedismo. Esta condição apresenta também um atraso mental severo e uma tendência natural para as posturas encurvadas.

Talvez tenha favorecido o aparecimento desta síndrome, o fato de que os pais sejam parentes próximos, o que ajuda à acumulação de genes recessivos ou mutações, até se chegar a esta condição. No entanto, dos 19 filhos deste casal, alvo da matéria, 13 são completamente normais, sendo apenas 8 os afetados por esta síndrome.



O TNF traz ao amigo leitor a oportunidade de ampliação do conhecimento. Portanto, não nos esqueçamos que estamos tratando de pessoas, com incapacidades, mas que merecem todo o nosso respeito. 

Nenhum comentário: