domingo, 1 de maio de 2016

Credenciamento de bancos de leite humano

O Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Nova Friburgo fará o credenciamento 2016 de Bancos de Leite Humano do Brasil na Rede Global de Bancos de Leite, iniciativa que é resultado de um convênio com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, com coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano – CNRBLH.

O credenciamento dos bancos configura-se em ação estruturante e reguladora para garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados. O objetivo é verificar o grau de conformidade que o Banco de Leite Humano atinge na operação do Sistema de Produção da rBLH-BR.

Esta ação acontece anualmente e está em sua 5ª edição, sendo a 4ª edição aberta para todos os Bancos de Leite do Brasil. Os Centros de Referência Estaduais indicam os bancos para participarem, e estes são submetidos à análise estabelecida no Edital de Credenciamento.

O Credenciamento do Bancos de Leite tem apresentado boa adesão e resultados. Em 2015, 196 BLH participaram e 175 foram credenciados.

Os Centros de Referência Estaduais deverão encaminhar para o Núcleo de Gestão e Informação da rBLH-BR, a relação dos Bancos de Leite de seu Estado que irão participar do processo de credenciamento. O prazo para esta etapa é até 30 de abril de 2016.

Os Bancos de Leite homologados serão credenciados nas categorias: A = Ouro, B = Prata ou C = Bronze. 5. No segundo semestre de 2016, será realizada a entrega dos certificados emitido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, aos representantes do Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite Humano.

Nenhum comentário: